Em especial para os nascidos entre a década de 90 e o início dos anos 2000, Toy Story é aquele tipo de filme que nos relembra como a Pixar e a Disney possuem aquela magia que tornou as nossas infâncias ainda mais especiais. Como muitos dos que estão lendo, tenho um carinho muito especial e particular com a franquia e com seus personagens simplesmente inesquecíveis.
Claro, o marketing fantasioso de “o primeiro longa animado feito inteiramente em computação gráfica” alardeado por Steve Jobs e a própria Pixar destacou o primeiro filme na metade da década de 90, ainda que de forma fantasiosa, já que tecnicamente falando tal título fica por conta do longa brasileiro Cassiopéia, mas já abordamos essa discussão anteriormente (caso queira ler, clique aqui). Hoje, no entanto, iremos rankear os filmes da franquia de Woody e Buzz Lightyear, do pior ao melhor. Porém, antes, algumas regras:
- Só iremos ranquear os longas animados da franquia principal; ou seja, os 4 filmes lançados até então. Essa condição desclassifica os curtas “Garfinho Pergunta”, “Esquecidos pelo Tempo”, “Um Pequeno Grande Erro”, “Festa-Sauro Rex”, entre outros.
- O ranking será determinado pela pontuação dos filmes no Rotten Tomatoes, conforme opinião da crítica especializada. Havendo empate da nota da crítica, o desempate ocorre pela opinião do público. Vamos lá?
4. Toy Story 4 (2019)
Com 97% de aprovação por parte da crítica e 94% por parte do público, o quarto filme da franquia tenta se despedir novamente do público, como fez o anterior. Mas se por um lado, Toy Story 3 faz isso com uma competência absurda, emocionando todo fã da franquia naquele diálogo entre o Andy e a Bonnie, Toy Story 4 não tem o mesmo apelo.
Assim como todos os demais filmes, apresenta uma aventura divertida de se assistir, com certeza, além do nível de detalhes que impressiona qualquer fã de animação. Mas a pergunta fica: era necessário?
3. Toy Story 3 (2010)
Com 98% de aprovação por parte da crítica e 90% por parte do público, Toy Story 3 fecha com chave de ouro a relação entre Andy e seus brinquedos. Introduzindo novos personagens com as mais profundas emoções, a sequência final do terceiro filme da franquia é de encher os olhos de lágrimas.
Na opinião deste que vos fala, Toy Story 3 entregou o mais digno final que essa franquia merecia.
2. Toy Story 2 (1999)
Com 100% de aprovação por parte da crítica, o que desempata o longa com o nosso primeiro lugar é, claro, a opinião da audiência, onde o longa possui 87% de aprovação. Quando menor, achava esse o melhor filme da então trilogia, revendo dou o braço a torcer para o primeiro colocado. Mas fato é: esse filme é icônico!
Toy Story 2 fala muito sobre abandono, a hora que aquele brinquedo cai no esquecimento. O tema foi abordado melhor no 3, claro, mas não deixa de ser um mérito aqui. A aventura no resgate de Woody ainda me arranca muitas risadas genuínas. Afinal, um filme que começa com uma referência ao Episódio V de Star Wars poderia dar errado? As desavenças entre o Woody, sua turma e a então nova personagem Jesse é uma trama para lá de intrigante. Um verdadeiro clássico da Pixar!
1. Toy Story (1995)
Com 100% de aprovação por parte da crítica e 92% por parte do público, o primeiro Toy Story é o vencedor dessa lista! Onde tudo começou, não é atoa que o título esteja nessa posição por aqui; Toy Story traz um pioneirismo que não deve ser creditado apenas para ele mesmo, mas com certeza moldou a indústria de longas animados ao ponto de que merece o mérito quando falamos da história da animação.
Mas não é só o pioneirismo técnico na hora de introduzir um longa animado em computação gráfica que impressiona; a história é sensacional! Aquela rixa entre Woody e Buzz aliado aos memoráveis momentos do filme, como as bizarrices de Sid, tornam esse filme simplesmente indispensável aos apreciadores de longas animados. Mudou a indústria, mas também não entregou pouca coisa em roteiro!
E esse foi o nosso ranking da franquia Toy Story! E você, já assistiu os 4 filmes? Concorda com as opiniões citadas, achou justo as colocações? Comente! Ah, quem sabe a gente não faz um ranking de toda a Pixar também, hein?