Os 5 melhores filmes da DC segundo a crítica

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Na história recente, é uma constatação um tanto óbvia dizer que a DC Films vive na sombra da Marvel Studios nesse período do Universo Cinematográfico da Marvel. Porém, nem sempre essa constatação foi verdadeira: é incontestável a superioridade da Detective Comics nos cinemas e na televisão (em todos os aspectos, live-action e animação) antes da virada do milênio. Teve suas bombas, é claro, mas em um panorama geral, é óbvio a superioridade da DC falando das telonas na época.

O Universo Estendido da DC também tem seus acertos (tão quanto ou superiores aos longas Marvel em alguns aspectos), destaque um tanto pessoal para o Homem de Aço, dirigido por Zack Snyder, o longa estreante do UEDC (que apesar de polemizar sobre a fidelidade e essência da adaptação, ainda é uma visão um tanto competente do herói kryptoniano). Entretanto, o desenrolar do projeto acabou mudando o tom ao ponto de poder-se dizer que esse universo expandido foi basicamente extinto, como o caso do filme dos Novos Deuses e o filme do The Trench, ambos projetos cancelados recentemente. Pois bem, vamos às regras!

  1. O ranking será feito com base na pontuação dos filmes por parte do portal Rotten Tomatoes, que faz uma média aritmética da crítica especializada escolhida a critério pelo site. Caso algum dos filmes empate em percentual de aceitação da crítica, o desempate será feito pelo percentual do público.
  2. O critério principal para a escolha dos filmes presente na lista é ser uma produção de qualquer herói (ou quaisquer heróis) da DC Comics em live-action. Ou seja: não espere filmes animados, seja os mais recentes ou os mais novos. Mas falando de live-action: tudo vale. O Universo
  3. A lista não representa as opiniões pessoais do redator e tampouco do Drop Cultura.

Dito isso, vamos à lista!

5. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)

Sendo o desfecho da trilogia do homem morcego dirigida por Cristopher Nolan, a história se passa oito anos após a morte de Harvey Dent, quando a cidade de Gotham City está pacificada e não precisa mais do Batman. A situação faz com que Bruce Wayne se torne um homem recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred.

Consenso da crítica: O Cavaleiro das Trevas Ressurge é um filme de ação ambicioso e profundo que conclui a trilogia em grande estilo.

Nota: 87/100

4. Shazam! (2016)

O longa dirigido por David F. Sandberg traz um tom que vai totalmente de encontro à linguagem dos filmes iniciais do Universo Estendido da DC dirigido por Zack Snyder. o filme aborda Billy Batson, um adolescente de apenas 14 anos de idade que recebeu de um antigo mago o dom de se transformar em um super-herói adulto chamado Shazam. Ao gritar a palavra “Shazam”, o adolescente se transforma nessa sua poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana.

Consenso da crítica: Sendo uma mistura divertida e descontraída de um filme com coração e leve de humor, Shazam! é um filme de super-herói que não esquece a verdadeira essência do gênero: uma realização de desejos cheia de alegria.

Nota: 90/100

3. Mulher-Maravilha (2017)

Dirigido por Petty Jankins, o filme é a primeira vez que tivemos uma heroína nas telonas desde Elektra, de 2004, significando muito para a representatividade no nicho de filmes de herói, sempre tão desamparado em representatividade e sempre focando no homem branco, vindo com uma leva de representatividade dosada nos cinemas, como ‘Pantera Negra’ que foi lançado no ano seguinte.

Mas o filme não se apoia só na representatividade para trazer uma boa experiência, apresentando um longa completamente conciso e com uma versão live-action da Mulher-Maravilha adaptando plenamente a essência da personagem.

Consenso da crítica: Emocionante, sério na dose certa e impulsionado pela carismática atuação de Gal Gadot, Mulher-Maravilha faz bonito em grande estilo.

Nota: 93/100

2. Superman – O Filme (1978)

Onde tudo começou. Você pode argumentar que existiram filmes de herói antes do Superman de Christopher Reeve, mas é inegável dizer o quão pioneiro esse filme foi para o segmento.  Superman – O Filme é o pioneiro no que se diz ao nicho de filmes de herói enquanto grandes produções. Foi a primeira vez que qualquer super-herói, seja ele Marvel ou DC, foi apresentado ao mercado live-action de uma forma tão concisa e tão sólida, sem ter que abrir mão de uma adaptação coerente ao que era apresentado nas HQs (claro, para a própria época) por falta de orçamento. Sem ele, não existiria X-Men da Fox, Homem-Aranha do Sam Raimi, UCM ou Snyder Cut.

Consenso da crítica: Superman – O Filme combina de forma competente o humor e a seriedade, aproveitando a escolha perfeita de elenco de Christopher Reeve para criar um tributo amoroso e nostálgico a um ícone da cultura pop estadunidense.

Nota: 94/100

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Existia alguma dúvida? Agraciado por muitos como o melhor filme de super-herói de todos os tempos ao lado de Homem-Aranha 2 (2004) e Superman – O Filme (1978), o filme apresenta uma construção de personagem e dinâmica entre os mesmos de forma majestosa, como poucos filmes do gênero conseguiram executar.

E claro, é um crime falar de Cavaleiro das Trevas sem citar o icônico Coringa de Heath Ledger, adaptação de um personagem de quadrinhos com o maior número de viúvas ao lado do Homem-Aranha de Tobey Maguire (e eu não estou falando isso no sentido pejorativo da coisa, até porque me incluo aqui).

Consenso da crítica: Sombrio, complexo e inesquecível, O Cavaleiro das Trevas se concretiza não apenas como um filme de quadrinhos competente, mas como uma saga policial de muita emoção.

Nota: 94/100

E esses foram os melhores filmes da DC Comics de acordo com a crítica! Mas e você, concorda, discorda? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Leia também: Os 5 melhores filmes Marvel segundo a crítica

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador