Os 5 melhores filmes Marvel segundo a crítica

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

É impressionante como o império cinematográfico construído pela Marvel Studios cresceu tanto, principalmente quando lembramos que ele começou de forma bastante tímida (e na época sem pretensão) em “Homem de Ferro” de 2008, protagonizado por Robert Downey Jr.

Além de referência para o próprio nicho, se sobrepondo tanto no universo de filmes de super-herói ao ponto de outras empresas tentarem um universo expandido semelhante no passado, como é o caso da DC com a Liga da Justiça de 2017, da Sony com o prometido Sexteto Sinistro que ocorreria com o Homem-Aranha do Andrew Garfield ou até o universo Fox com o Deadpool e os filmes do X-Men, o universo Marvel se tornou uma espécie de mitologia contemporânea na década de 2010, ou pelo menos é o tipo de produto mais recente da cultura pop com a plastificação semelhante ao usado em mitologias.

Das 10 maiores bilheterias da última década, metade são filmes da Marvel (e 8 são da Disney), o que representa uma constatação um tanto óbvia: o gênero de herói é provavelmente aquilo de maior ascensão falando de cinema desde a virada do milênio. O lançamento de “Vingadores: Ultimato” entra para a história do cinema junto com outros filmes como Avatar e o primeiro Star Wars ao apresentar o lançamento de filmes como um evento de suma importância para a própria época.

Mas claro, esses fenômenos não surgem atoa: hoje, iremos elencar o top 5 melhores filmes da Marvel Studios segundo a crítica! Mas antes, claro, iremos estabelecer alguns pontos:

  1. O ranking será feito com base na pontuação dos filmes por parte do portal Rotten Tomatoes, que faz uma média aritmética da crítica especializada escolhida a critério pelo site. Caso algum dos filmes empate em percentual de aceitação da crítica, o desempate será feito pelo percentual do público.
  2. O critério principal para a escolha dos filmes presente na lista é ser uma produção da Marvel Studios integrada ao UCM. Ou seja: não espere filmes da Fox, como Deadpool ou os X-Men, nem espere filmes mais antigos do Homem-Aranha da Sony, seja a trilogia protagonizada por Tobey Maguire ou a duologia protagonizada por Andrew Garfield. Apesar de ser distribuído pela Sony Pictures, os filmes da então duologia Home do Homem-Aranha interpretado por Tom Holland envolvem produção da Marvel Studios, portanto estará apto a participar da lista como demais filmes do UCM.
  3. A lista não representa as opiniões pessoais do redator e tampouco do Drop Cultura.

Dito isso, vamos à lista!

5. Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Dirigido por Jon Watts, a terceira versão do herói nas telonas (ao menos depois da virada do milênio) entrega uma readaptação modernizada e condizente com a versão do personagem apresentado em “Capitão América: Guerra Civil”, de 2016. A história aborda a vida do jovem estudante Peter Parker e a tentativa de conciliar seu alterego heroico com a sua vida pessoal, que desdobra uma tentativa de romance com Liz, conhecida anteriormente pelos fãs por sua adaptação animada de 2008 intitulada “O Espetacular Homem-Aranha”.

Além disso, a subtrama também aborda a acensão do vilão Abutre, interpretado por Michael Keaton, com um plot twist surpreendente envolvendo o personagem e uma batalha final de emocionar qualquer fã do teioso. E claro, temos também a integração com o UCM, com a história se passando entre “Capitão América: Guerra Civil” e “Pantera Negra” e contando com a participação de Robert Downey Jr. como o bilionário Tony Stark.

Consenso da crítica: “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” faz tudo que um segundo reboot pode proporcionar, entregando uma aventura pitoresca e divertida que encaixa perfeitamente no enorme UCM sem prejudicar a construção da franquia.

Nota: 92/100

4. Thor Ragnarok

Dirigido por Taika Waititi, o terceiro filme da futura quadrilogia Thor adapta com maestria a essência do herói lado B da Marvel, trazendo uma boa dose de humor e ação com uma batalha final um tanto épica. Após anos afastado, Thor retorna para casa e descobre que seu pai Odin, rei de Asgard, está desaparecido. Após encontrá-lo, ele toma conhecimento de sua irmã mais velha, Hela, a poderosa e implacável deusa da morte.

Com o auxílio de Loki, ele enfrenta Hela, mas durante a batalha, Thor acaba preso em Sakaar, um planeta do outro lado do universo. Agora, ele precisa correr contra o tempo para voltar a Asgard e impedir o Ragnarok, a destruição de seu mundo.

Consenso da crítica: Animado, engraçado e sobretudo, divertido, Thor: Ragnarok é uma aventura cósmica e fascinante que define um novo padrão para a franquia (e para o próprio UCM).

Nota: 93/100

3. Homem de Ferro (2008)

Onde tudo começou. Dirigido por Jon Favreau, o longa de 2008 foi o início da transformação de um dos heróis lado B da Marvel (e claro, um ator classe B de diversos filmes padrões – e medíocres – da indústria como Robert Downey Jr.) na figura epicentro das 3 primeiras fases do UCM, adaptando todas as camadas de Tony Stark e do próprio Homem de Ferro com muita precisão, sendo um dos poucos heróis com uma adaptação cinematográfica verdadeiramente definitiva.

Consenso da crítica: Impulsionado pelo charme vibrante de Robert Downey Jr., “Homem de Ferro” de Jon Favreau turbina o gênero de super-heróis com inteligência hábil e senso de diversão contagiante.

Nota: 94/100

2. Vingadores: Ultimato

Dirigido pelos irmãos Russo, “Vingadores: Ultimato” se apresenta não só como um fechamento de um ciclo, mas como um evento histórico falando de cinema, junto com os episódios I, IV e VII de Star Wars, Avatar e outros filmes do UCM como o seu antecessor “Guerra Infinita” ou até o terceiro filme do Capitão América, “Guerra Civil”. No entanto, além de representar esse evento, Ultimato traça um embate um tanto épico, com um final de emocionar qualquer um que acompanhou aqueles 11 anos de UCM com tanto entusiasmo.

Após Thanos eliminar metade das criaturas vivas, os Vingadores têm de lidar com a perda de amigos e entes queridos. Com Tony Stark vagando perdido no espaço sem água e comida, Steve Rogers e Natasha Romanov lideram a resistência contra o titã louco.

Consenso da crítica: Emocionante, divertido e impactante, “Vingadores: Ultimato” faz tudo que pode para entregar um final pra lá de épico para a Saga do Infinito da Marvel Studios.

Nota: 94/100

1. Pantera Negra

Pantera Negra é aquele tipo de ponto fora da curva. Uma das primeiras obras primordialmente políticas do UCM, os assuntos abordados no longa dirigido por Ryan Coogler vão totalmente de encontro aos arquétipos encontrados em qualquer outro filme compreendido nesse extenso Universo Cinematográfico da Marvel Studios.

Pantera Negra conta a história de T’Challa, príncipe do reino de Wakanda, que perde o seu pai e viaja para os Estados Unidos, onde tem contato com os Vingadores. Entre as suas habilidades estão a velocidade, inteligência e os sentidos apurados. As reviravoltas da trama incluem diversas conexões com o UCM, mas todo o ato final é pra lá de emocionante.

Consenso da crítica: “Pantera Negra” eleva o cinema de super-herói à outro nível de profundidade, introduzindo alguns personagens com o melhor desenvolvimento do UCM e uma das histórias mais atrativas desse universo.

Nota: 96/100

E essa é a nossa lista dos 5 melhores filmes do UCM! Mas e você, qual a sua lista? Concorda ou discorda do ranking? Comente!

Leia também: Por que os filmes do Homem-Aranha não estão no Disney+?

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador