Que atire a primeira pedra quem nunca participou de um compartilhamento de conta de Netflix ou qualquer serviço online que não seja de uso individual. A medida que temos mais e mais serviços de streaming, é normal que isso aperte o nosso bolso e nos faça não apenas filtrar o melhor custo-benefício, mas também de procurar por formas mais baratas de ter o acesso aos serviços, sem precisar recorrer para a pirataria.
Grandes empresas como a Netflix sempre tiveram cientes do problema (eventualmente até brincavam com a situação), mas parece que o desejo desesperado de mais usuários aderindo ao serviço acabou, podendo filtrar e aplicar algumas das políticas de consumo com mais rigidez. Recentemente, alguns usuários do serviço relataram que suas TVs haviam apresentado um aviso sobre a conta estar sendo utilizada sem ser do proprietário.
“Abra sua própria conta da Netflix de graça hoje” em destaque, com outro texto logo abaixo dizendo “Se você não vive com o proprietário desta conta, você precisa da sua própria para continuar.”, junto com o botão para começar a assinar a Netflix com 30 dias de teste grátis. A tela também exibe um botão para confirmação de que você é o proprietário, podendo confirmar em um código enviado por e-mail ou SMS.
A Netflix não revelou se o método de identificação para aplicar os avisos seria divergências de IP (endereço de cadastro único de conexões ou dispositivos) ou qualquer outro, porém não houve nenhum relato do aviso ocorrendo em dispositivos móveis, dando a entender que o aviso é feito apenas em TVs onde a conta já foi cadastrada em algum momento.
Um porta-voz da Netflix respondeu o portal The Streamable sobre os relatos. “O aviso foi feito para garantir que as pessoas que estão usando a conta da Netflix tem uma autorização para isso”, dado a confirmação que pode ser feita por um código enviado por e-mail ou SMS. Uma pesquisa feita pelo KilltheCableBill revela que mais de 54% dos usuários da Netflix já compartilharam suas senhas com outras pessoas (seja amigos, parentes ou filhos que não moram mais com os pais), contra 47,5% que nunca compartilharam suas informações com ninguém.
Isso pode sinalizar uma aplicação mais rígida de recomendações, onde a própria Netflix citou no passado (e reitera quando questionada sobre os tais avisos) que o compartilhamento de contas deve ser feito apenas com membros da família, ficando de forma mais vaga se aqueles que moram ou não na mesma casa. Só a gigante vermelha dos serviços de streaming teve um prejuízo de mais de R$50 bilhões (US$9,1 bilhões) com o compartilhamento de contas dentro da plataforma. Com a chegada de mais serviços recentemente, como é o caso do HBO Max e do Disney+, a tendência é que o bolso do brasileiro faça algumas escolhas de serviços mais atrativos, eliminando o acesso de um ou outro.
Mas e você? Compartilha conta com alguém? Está preocupado com a forma que a Netflix e outros serviços podem acabar lidando com esse tipo de situação? Deixe suas opinião aqui nos comentários!
Leia também: Rebelde vai voltar? Netflix anuncia nova geração!