Nesta quinta-feira (17), a Amazon enfim anunciou a concretização de sua mais nova aquisição : a Metro-Goldwyn-Mayer, popularmente conhecida como MGM. O histórico estúdio, que se encaminha para o seu primeiro centenário, se torna mais um braço do conglomerado Amazon Studios, mais conhecido por seu trabalho com o serviço de streaming da gigante, o Prime Video.
Vale mencionar que a aquisição foi anunciada em maio de 2022, mas assim como a aquisição da Activision ou a Bethesda por parte da Microsoft, há um intervalo de tempo entre o início dos trâmites legais e a concretização da aquisição, que ocorreu ontem.
Segundo o The New York Times, a aquisição é especulada em um valor de 8 bilhões e meio de dólares. Em comunicado à imprensa, a Amazon detalhou a quantidade de materiais que é agora de sua posse:
“A MGM possui um catálogo de mais de 4 mil filmes, 17 mil episódios de TV, 180 Academy Awards, e 100 Emmy Awards”, diz a gigante.
O que a aquisição da MGM significa na prática?
De forma geral, o primeiro grande ponto é como a aquisição se materializa. Na prática, a MGM sob o crivo da Amazon também vale como forma de consolidação da biblioteca do Prime Video, algo semelhante ao feito com a 20th Century Fox por parte da The Walt Disney Company visando a consolidação do Disney+.
Em seu comunicado, a Amazon confirma que títulos das franquias ‘James Bond’, ‘Rocky’, ‘Creed’, e clássicos como ‘Thelma & Loise’, ‘O Silêncio dos Inocentes’, ‘Sete Homens e um Destino’ e ‘O Touro Enraivecido’ chegarão ao seu serviço de streaming, o Amazon Prime Video.
Além da biblioteca retroativa, isso permite que a Amazon trabalhe com todo um novo leque de propriedades intelectuais em novos projetos, como a produção de uma série spin-off de determinada franquia exclusiva do Prime Video.
“A MGM tem quase um século de legado produzindo um entretenimento excepcional, e nós compartilhamos nosso compromisso em entregar uma ampla gama de filmes originais e shows de televisão para uma audiência global”, diz Mike Hopins, presidente e senior vice do Prime Video.
Nada sobre a autonomia da MGM após a concretização da aquisição foi declarado, o futuro dos atuais executivos e tampouco a autonomia da Metro-Goldwyn-Mayer em relação à Amazon Studios foi citada.
Mas e você, gostou da notícia? Está ansioso para ver mais filmes da Metro-Goldwyn-Mayer no Amazon Prime Video? Deixe sua opinião aqui nos comentários!