Algumas coisas não se misturam: roupas coloridas e brancas, água e óleo, política e religião, cinema e videogames. Se tem uma coisa que a indústria de cinema nos mostra, é que nem sempre adaptar videogames é uma boa ideia. Os motivos são claros: se é um jogo mediano que receberá um filme, a proposta tende a ser do nível do jogo para baixo. Se for um jogo espetacular em narrativa ao ponto de você pensar “isso aqui merece um filme”, provavelmente o que tem de ser contado sobre aquela história já está no produto que você acabou de consumir. Em resumo: adaptações de videogame são controversas.
No entanto, as grandes corporações do entretenimento parecem discordar da ideia. Só nesta semana, tivemos o anúncio de ‘Sonic 3 – O Filme’ (além de um spin-off do personagem Knuckles no Paramount +), de um filme de Bioshock feito pela Netflix, da renovação da série ‘Halo’ para uma segunda temporada, além do lançamento de ‘Uncharted: Fora do Mapa’, que ocorreu ontem (17) aqui no Brasil. Mas o longa estrelado por Tom Holland passa longe de ser a única vez onde os jogos ganharam vida nas telonas e telinhas, hoje iremos abordar alguns dos melhores (e piores) adaptações de videogame.
Leia também: Uncharted | As melhores curiosidades!
Mas antes, uma única regra: iremos tratar exclusivamente de obras que adaptam ou incorporam ao lore (mitologia fictícia) das franquias de games, deixando aquelas obras que celebram essa indústria (como ‘Jogador Número Um’, ‘Detona Ralph’ ou ‘Pixels’) de fora da lista. Dito isso, vamos lá!
Pokémon (1996-presente)
Muitos podem considerar injusto, mas a inclusão de Pokémon é indispensável falando de adaptações de videogame. Embora a franquia já tenha transcendido sua mídia original há décadas, muito disso se deve ao excelente trabalho do anime em adaptar cada nova região presente nos portáteis da Nintendo para as telinhas de milhares de crianças (algumas delas já adultas) que cresceram assistindo e consumindo Pokémon em toda santa mídia. E falando em Pokémon…
Detetive Pikachu (2019)
Os diálogos podem não ser uma transcrição direta do jogo de Nintendo 3DS, mas ‘Detetive Pikachu’ foi talvez o meu filme favorito da leva de blockbusters com mascotes de computação gráfica da década passada. Tendo um enredo bastante consistente, uma exploração muito bacana do universo Pokémon e um visual estonteante, pode ser considerado um dos poucos acertos das adaptações de games.
Alone in the Dark (2005)
Game icônico de Survival Horror, o título de 1992 deu um pontapé para uma ambiciosa franquia que, certo dia, decidiu se aventurar pelo cinema. Mas a adaptação de Uwe Boll não só foi mal recebida pelos gamers; é considerada inclusive uma ofensa à sétima arte por muita gente. Da premissa sem pé nem cabeça às medíocres performances do elenco, nada se salva no longa de 2005, não à toa possuindo 1% de 100 falando de aproveitamento no Rotten Tomatoes.
Castlevania (2017-2021)
A Netflix não é bem conhecida por boas adaptações, em especial falando de materiais japoneses. Exemplos não faltam: ‘Death Note’, ‘Cowboy Bebop’… no entanto, ‘Castlevania’ foi uma grata surpresa aos assinantes do streaming e fãs da franquia da Konami. A série adaptou com maestria as brutais batalhas dos jogos, junto dos consistentes diálogos intrigantes entre os personagens chaves da franquia, enriquecendo então o lore da saga.
Sonic – O Filme (2020)
Pregando o caixão no cinema pré-pandemia, o longa do ouriço da SEGA é sempre mencionado na lista das melhores adaptações de videogames. Não por ser a coisa mais incrível que você vai ver na vida, mas por saber muito bem os limites de sua ambição. ‘Sonic – O Filme’ consegue realizar o feito que muitas adaptações de videogames almejam: ser um blockbuster sólido.
O longa de 2020 brinca com os elementos dos jogos e consegue sustentar uma adaptação excelente (destaque para Jim Carrey no papel de Eggman), ao mesmo tempo em que tem uma autonomia de transformar Sonic em um mascote CG típico do cinema dos anos 2000/2010. É um dos melhores filmes do gênero, sem sombra de dúvidas.
Max Payne (2008)
O game de 2001 desenvolvido pela Remedy Entertainment em parceria com a Rockstar é, embora parcialmente desconhecido por parte do grande público, extremamente aclamado. No entanto, a qualidade não se converteu para as telonas; em mediocridade, ‘Max Payne’ é o típico caso das adaptações de videogames. Muito antes do filme ‘Uncharted’, Mark Wahlberg dava vida ao protagonista que dá nome ao filme que, em uma tentativa bem atrasada, tenta absorver a premissa do game, jogando-o em um liquidificador com a saga Matrix e um lado sobrenatural nunca visto nos games antes. Uma decepção inevitável.
E essa foi a nossa lista das melhores e piores adaptações do mundo dos games! Mas e você, concorda ou discorda de alguma das opiniões citadas? Comente!