Pânico 5 | Crítica

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Não é surpresa para ninguém que os filmes de terror dos últimos anos não vê desempenhando seu papel de forma correta, afinal, com exceção da saga de “Invocação do Mal”, o cinema nunca mais conseguiu emplacar o longa de terror assim como nos anos 90. Uma das vítimas disso foi sem dúvidas alguma a franquia Pânico, que teve seu primeiro filme lançado em 1996 e conseguiu alcançar milhares de fãs ao redor do mundo. A questão com o Ghostface é que a franquia não conseguiu repetir o sucesso de seu primeiro longa em suas sequências, gerando deste modo 3 filmes e 1 série de TV um tanto fracas.

Porém, engana-se quem pensa que é fácil se livrar do Ghostface, afinal Pânico 5 chegou aos cinemas em janeiro de 2022 com o objetivo e a promessa de reinventar a franquia, sem ter que necessariamente começar tudo do zero. Nós do Drop Cultura já assistimos ao longa e viemos hoje aqui dispor de nossa opinião à respeito da obra. ***CONTÉM SPOILERS!***

Pânico 5 vale a pena ou é apenas mais um fracasso?

O quinto filme do Pânico se passa a exatos 25 anos depois do longa de 1996 e trás consigo uma bagagem de respeito e admiração pelo primeiro filme da franquia. Basicamente o novo filme do Ghostface é uma releitura, quase que completa, do primeiro filme estrelado Neve Campbell, afinal muitas cenas do primeiro Pânico são recriadas neste novo longa. Mas é importante dizer que Pânico 5 é uma continuação e não um reboot, como muitos estão pensando.

A nova história, mesmo que bebendo da fonte do primeiro filme, ainda consegue ter um tom original e nos entregar algo completamente novo, porém esperado. Chego a dizer que o filme, como um todo, só consegue atingir o sucesso que está tendo devido ao seu elenco, que inclusive não deixa a desejar em momento nenhum, com destaque para Jack Quaid, que interpreta o Richie.

A presença dos personagens clássicos é de suma importância para demonstrar que Pânico 5 é sim uma sequência, porém diferente de como muitos imaginavam, os personagens clássicos não desempenham um papel tão importante no novo longa, pelo menos até terceiro ato da obra. Mas na minha opinião, a presença deles foi muito bem pensada e colocada de forma da qual homenageia os filmes anteriores sem prejudicar o espaço dos novos personagens.

Leia Também: Qual o melhor filme de terror dos anos 80?

O filme chega a assustar ou é apenas um terror clichê? Bom, essa com certeza é a pergunta que todos fazem antes de ver um filme de terror. SIM, Pânico 5 é realmente um filme de terror que consegue tirar de você altos sustos, passando longe, deste modo, de ser mais um filme clichê de terror. Eu mesmo que não tenho o costume de me assustar em filmes de terror, admito que em Pânico 5 foi difícil não esboçar uma cara de assustado. +1 ponto para o filme.

Pânico 5

Talvez o ponto mais negativo do novo longa é a tentativa exagerada de fazer referências ao primeiro filme. Como disse anteriormente, Pânico 5 recria cenas e diálogos do longa de 1996, e isso é realmente é um ponto positivo quando começamos a assistir, porém depois de um tempo você começa a reparar o quanto forçado algumas situações parecem ser para que seja feita alguma menção da franquia. Mas enfim, isso vai muito de pessoa para pessoa.

Para encerrar, vamos falar agora do serial killer. Bom, o filme todo ficamos criando teorias à respeito de quem pode ser o verdadeiro assassino. Minha aposta no início era de que Richie poderia ser o serial killer, mas por ele ter sido um dos alvos, acabei desistindo desta opção. Mal eu sabia de que estava certo e que o filme havia me pregado uma peça e me enganado direitinho, assim como eles queriam. A escola pela melhor amiga ser uma assassina foi surreal, eu não esperava em nenhuma hipotese de que isso poderia acontecer. +1 ponto para o novo Pânico!

Veredito Final: Pânico 5 chega aos cinemas reinventando a franquia de forma justa e coerente, dando aos personagens clássicos/novos uma história magnifica e que honre a franquia de terror como um todo. Para mim, um show de respeito, dignidade e terror.

Nota: 7/10

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador