Qual o melhor filme de terror dos anos 80?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Um dos gêneros mais clássicos do cinema, o terror se consagrou anos e anos antes da década de 80, ainda que esta seja a década de consagração do gênero. Os filmes de terror dos anos 80 sofrem de uma particularidade que vai contra o grosso dos longas do gênero feitos 20 anos depois, já nos anos 2000; o baixo orçamento, com estúdios pequenos e uma continuidade absurda, com sequências de nível anual das franquias mais consagradas pelo público.

De Sexta-Feira 13 até O Iluminado, os anos 80 são pra lá de aproveitáveis quando falamos sobre filmes, em especial filmes de terror. Por isso, hoje o Drop Cultura traz pra você uma lista com os 5 melhores filmes de terror, ao menos segundo a crítica. Mas antes, vamos pontuar algumas condições:

  • Por década de 80, falo do dia 01 de janeiro de 1980 até 31 de dezembro de 1989. Não vamos entrar em demérito se ano 0 entra na década, mas acho vacilo imaginar que O Iluminado ou O Império Contra-Ataca são da década de 70.
  • Utilizarei o portal Rotten Tomatoes como base para as posições de cada filme na lista. Caso ocorra um empate de notas, o desempate ocorre pelo filme que atingiu tal pontuação com um número de críticos maior.

Dito isso, vamos lá?

5. A Mosca (1986)

Quando o cientista Seth Brundle completa seu dispositivo de teletransporte, ele decide testar suas habilidades em si mesmo. Sem o conhecimento dele, uma mosca desliza durante o processo, levando a uma fusão de homem e inseto. Inicialmente, Brundle parece ter passado por um teletransporte bem-sucedido, mas as células da mosca começam a assumir o controle de seu corpo.

Consenso da crítica: David Cronenberg combina sua marca registrada de sangue e terror com um desenvolvimento de personagens fora de série, tornando A Mosca uma tragédia surpreendentemente comovente.

Nota: 92%

4. A Hora do Pesadelo (1984)

A história de Freddy Krueger, o homem que só aparece durante o sono (e que faz que suas vítimas tenham apenas o despertar como forma de fuga), começa aqui. Um clássico de 1984, A Hora do Pesadelo aborda temas pesados, ainda que em uma linguagem universalmente perturbadora e acessível.

Mas mal sabia os adolescentes oitentistas que o tal filme acabaria virando uma franquia e uma referência de como fazer terror dali para frente.

Consenso da crítica: A premissa inteligente de Wes Craven, combinada com a aparência perturbadora de Freddy Krueger, ainda causa pesadelos nos dias de hoje.

Nota: 94%

3. Uma Noite Alucinante 2 (1987)

Se o fim da geração millenial e o início da geração Z conhece Sam Raimi por seu trabalho em uma trilogia do Homem-Aranha, os mais velhos conheceram Raimi pela direção da inigualável série Evil Dead.

A ideia de sequências é sempre superar o original, o marketing dos filmes deixa isso muito claro. Mas, como de praxe dos trabalhos de Sam Raimi, muitos acreditam que o segundo filme da saga Evil Dead supera o primeiro, seja pelos efeitos especiais ou pelo jeitinho Sam Raimi de fazer cinema, com um toque sensacional de humor duvidoso até em filmes de terror.

Consenso da crítica: Uma Noite Alucinante 2 melhora os efeitos especiais e o terror pastelão, tornando-o tão bom — se não melhor — que o original.

Nota: 95%

2. Uma Noite Alucinante (1981)

Uma Noite Alucinante. Se os méritos do segundo filme são vários, os do primeiro são ainda maiores. Independentemente se ele é melhor em direção ou roteiro, é impressionante o trabalho apresentado por Sam Raimi aqui, na época sendo sua segunda obra. Afinal, quem diria que um clássico de terror surgiria de uma gravação de 16mm nas florestas do estado de Tennessee?

Consenso da crítica: Esse clássico filme de terror de baixo orçamento combina a quantia certa de terror e humor negro, dando à Uma Noite Alucinante uma quantia proporcional de emoções e risadas.

Nota: 95%

1. Aliens (1986)

Acho que não é novidade pra ninguém que tudo que tem o toque do James Cameron vira ouro, né? Na época, já conhecido por seu trabalho nos roteiros de Rambo II e Exterminador do Futuro (onde aqui trabalhou também como diretor), Aliens foi a primeira prova que Cameron era pau pra toda obra.

Afinal, quem diria que um diretor que só havia trabalhado com filme de ação entregaria um clássico atemporal de um gênero tão fácil de errar como o terror? Foi o que aconteceu. Com um bom orçamento na mão, ação de ritmo rápido e, pasmem, um subtexto feminista, James Cameron entregou uma batida de fruta tão excelente para a fórmula de terror, que a franquia Alien nunca replicou novamente nas telonas.

Consenso da crítica: Enquanto Alien era uma construção de mundo deslumbrada, com tensão atmosférica, Aliens entrega muito mais um soco visceral, carregando uma performance tipicamente deslumbrante de Sigourney Weaver.

Nota: 97%

E esses foram os melhores filmes de terror dos anos 80 segundo a crítica! Mas e você, assistiu todos eles, curte o gênero? Comente!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador