Por que Chaves saiu do SBT?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Que atire a primeira pedra quem nunca assistiu ‘Chaves’ no SBT. De maneira geral, os icônicos produtos criados por Roberto Gómez Bolaños se popularizaram por aqui pela emissora de Silvio Santos. Exibido no Brasil desde 1984, o seriado de 1971 atravessou gerações, fazendo parte do folclore da cultura popular brasileira, ainda que sendo um produto estrangeiro (mas latino-americano).

No entanto, o seriado de Bolaños deixou de ser exibido no SBT em agosto de 2020. Se engana, porém, quem acredita que a decisão partiu da emissora brasileira; o SBT alegou que a decisão partiu da Televisa, e informou ao portal Na Telinha que a interrupção de transmissão ocorre devido “a um problema pendente a ser resolvido com o titular dos direitos da histórias”, se referindo ao espólio de Roberto Gómez Bolaños. Além de deixar o SBT, ‘Chaves’ não pode ser encontrado em nenhum serviço de streaming desde então.

Chaves voltará para o SBT?

Em entrevista ao IGN Brasil, o filho de Bolaños e presidente do Grupo Chespirito, Roberto Gómez Fernández, deu um parecer acerca da possibilidade dos produtos do pai retornarem ao SBT:

“Espero que voltem logo. Certas circunstâncias precisam ser resolvidas. Mas minha família e eu estamos vendo isso. Temos certeza de que, em breve, [Chaves e Chapolin] voltarão às telinhas”, afirma Fernández, ciente do sucesso e da importância dos produtos do pai aqui no Brasil. 

Onde assistir Chaves?

No momento, ‘Chaves’ não está mais disponível em nenhum serviço de streaming aqui no Brasil. O problema se dá com o contrato feito entre o Grupo Chespirito e a Televisa, emissora original do seriado de Bolaños. No entanto, os herdeiros do criador de ‘Chaves’ não ficaram satisfeitos com a porcentagem paga pelos direitos, fazendo com que as duas partes não chegassem em um acordo e as obras de Chespirito deixassem de ser exibidas ao redor do globo. 

Especula-se que o Grupo Chespirito negocie os direitos com a Netflix, no entanto nada de oficial surgiu desde então. Encontradas anteriormente no YouTube, as obras de Bolaños ficam cada vez mais difíceis de serem disponibilizadas na plataforma da Google graças às políticas de copyright incisivamente aplicadas pela Televisa, conforme explica o canal Fórum Chaves, especializado na obra de Chespirito.

A novela entre o Grupo Chespirito e a Televisa não tem previsão de acabar no momento. Porém, fica a torcida para que tudo se resolva e as obras de Bolaños voltem a ser acessíveis ao público novamente, mantendo o legado de Chespirito.

Mas e você, assistia muito o ‘Chaves’ no SBT? O que acha do embate traçado entre a Televisa e os herdeiros de Chespirito? Comente! 

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador