Com a salada de multiverso feita em ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’, que será explorada novamente em ‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’, está tudo liberado. Dos filmes da Fox aos universos dos Homens-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield, a Marvel Studios pode trabalhar com literalmente qualquer material de seu acervo audiovisual live-action dos últimos 20 anos. Porém, uma sinopse do Disney+ pode ter entregado uma importantíssima informação acerca das aparições recentes que o MCU vêm somando.
O texto abaixo contém spoilers de ‘Gavião Arqueiro’ e ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’.
Na sinopse de ‘Avantes: Nos Bastidores de Gavião Arqueiro’, a Marvel Studios e a Disney entregam um detalhe importante das aparições de Vincent D’Onofrio e Charlie Cox como Rei do Crime e Demolidor, respectivamente: ao se referir à aparição de Wilson Fisk, a Disney cita nominalmente que o personagem visto na série de Jeremy Renner é o mesmo de ‘Demolidor’, série da Netflix. Confira o trecho:
“Veja em primeira mão o que foi necessário para montar as grandiosas sequências de ação. E descubra o que levou à inclusão espantosa do Rei do Crime de D’Onofrio de Demolidor.”
Leia também: O Livro de Boba Fett | Crítica da season finale
Além da sinopse: universo ou multiverso Marvel?
O trecho confirma de forma explícita que a versão do Rei do Crime vista na série da Netflix é a mesma que estreou no MCU com ‘Gavião Arqueiro’. No entanto, com a abertura do multiverso, é natural que surja a dúvida: Matt Murdock e Wilson Fisk surgiram do multiverso ou são personagens do MCU? A cronologia dos acontecimentos de ‘Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa’ pode responder esta pergunta.
Antes do feitiço do Doutor Estranho ser realizado, abrindo então as fendas do multiverso, o personagem de Charlie Cox surge para auxiliar Peter Parker em vias legais, fazendo o espectador então concluir que seu personagem já estava presente naquele universo, o que por tabela inclui o vilão de Vincent D’Onofrio.
Por mais torta que pareça, a teoria não é necessariamente errada. Durante a primeira temporada de ‘Demolidor’, os acontecimentos de ‘Vingadores’ de 2012 são sempre mencionados como “o incidente”. No escritório do jornalista Ben Urich, é possível ver elementos que remetem à invasão de Chitauri, além da batalha entre Hulk e Abominável no Harlem. Questões de direitos, no entanto, impediram um crossover entre os personagens do MCU e os de séries da Netflix.
Mas e você, acredita que as séries da Netflix se tornaram então canônicas no MCU, a sinopse entregou o jogo? Comente!