Disney anuncia o fim do Disney XD na América Latina

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Na tarde de ontem (10), por meio de uma carta para operadoras de TV por assinatura, a Disney anunciou o desligamento do Disney XD na América Latina. Segundo a empresa, a emissora chega ao seu fim no dia 31 de março, segundo relata o portal TVLaint.

A carta menciona não só o Disney XD, mas também os canais Nat Geo Kids, Nat Geo Wild, FX Movies e Star Life. A decisão parece natural e compatível com a fala do próprio CEO da The Walt Disney Company, Bob Chapek, que comentou a estratégia do fechamento de 100 canais internacionais alegando que “a grande maioria deste conteúdo migrará para o Disney+”. 

Leia também: Conheça ‘Bel-Air’, reboot de ‘Um Maluco no Pedaço’

A estratégia não é novidade. Em 1 de outubro de 2021, o Disney Channel, o mais icônico canal fechado da casa do Mickey Mouse, ao lado do Disney Junior, foi retirado do ar na Ásia, Austrália, Nova Zelândia e no Reino Unido, tudo visando um foco maior no streaming. Além da mudança de nome da marca Fox para Star, a América Latina não vinha sofrendo grandes ameaças com suas emissoras até o momento, mas o total foco no Disney+ (e no Star+, lançado em agosto exclusivamente aqui) parece ascender de forma gradual.

O serviço de conteúdo mais maduro da Disney que de acordo com a empresa não seria uma grande ameaça, fez a reprise dos Simpsons diminuir significativamente no Star Channel, concorrente de atenção do seu irmão no streaming, Star+.

Fundado em 2009, o Disney XD foi um sucessor  do Jetix, que, por sua vez, era um sucessor da Fox Kids. Foi a casa de algumas das animações mais icônicas da contemporaneidade falando de Disney. Phineas e Ferb, Ultimate Homem-Aranha, Gravity Falls e Star Wars Rebels foram algumas das produções de maior repercussão da emissora, casa da Geração Z, os nascidos entre a metade e o final dos anos 90 e o fim dos anos 2000. 

O canal já havia encerrado a sua transmissão na Índia, Espanha, Alemanha, França, Malásia, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Filipinas e parte da África e Ásia ainda no ano de 2020 e no começo do ano de 2021. Conforme o Disney+ vai expandindo seu território, o desligamento de emissoras da The Walt Disney Company deve ocorrer com mais frequência ao redor do globo, restando ao Disney XD apenas três países no momento: Estados Unidos, Polônia e Holanda. 

Mas e você, o que achou da notícia? Acompanhava o Disney XD, acompanha até hoje? Quais as suas produções favoritas da emissora? Comente!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador