Na tarde de ontem (10), por meio de uma carta para operadoras de TV por assinatura, a Disney anunciou o desligamento do Disney XD na América Latina. Segundo a empresa, a emissora chega ao seu fim no dia 31 de março, segundo relata o portal TVLaint.
A carta menciona não só o Disney XD, mas também os canais Nat Geo Kids, Nat Geo Wild, FX Movies e Star Life. A decisão parece natural e compatível com a fala do próprio CEO da The Walt Disney Company, Bob Chapek, que comentou a estratégia do fechamento de 100 canais internacionais alegando que “a grande maioria deste conteúdo migrará para o Disney+”.
Leia também: Conheça ‘Bel-Air’, reboot de ‘Um Maluco no Pedaço’
A estratégia não é novidade. Em 1 de outubro de 2021, o Disney Channel, o mais icônico canal fechado da casa do Mickey Mouse, ao lado do Disney Junior, foi retirado do ar na Ásia, Austrália, Nova Zelândia e no Reino Unido, tudo visando um foco maior no streaming. Além da mudança de nome da marca Fox para Star, a América Latina não vinha sofrendo grandes ameaças com suas emissoras até o momento, mas o total foco no Disney+ (e no Star+, lançado em agosto exclusivamente aqui) parece ascender de forma gradual.
O serviço de conteúdo mais maduro da Disney que de acordo com a empresa não seria uma grande ameaça, fez a reprise dos Simpsons diminuir significativamente no Star Channel, concorrente de atenção do seu irmão no streaming, Star+.
Fundado em 2009, o Disney XD foi um sucessor do Jetix, que, por sua vez, era um sucessor da Fox Kids. Foi a casa de algumas das animações mais icônicas da contemporaneidade falando de Disney. Phineas e Ferb, Ultimate Homem-Aranha, Gravity Falls e Star Wars Rebels foram algumas das produções de maior repercussão da emissora, casa da Geração Z, os nascidos entre a metade e o final dos anos 90 e o fim dos anos 2000.
O canal já havia encerrado a sua transmissão na Índia, Espanha, Alemanha, França, Malásia, Indonésia, Vietnã, Tailândia, Filipinas e parte da África e Ásia ainda no ano de 2020 e no começo do ano de 2021. Conforme o Disney+ vai expandindo seu território, o desligamento de emissoras da The Walt Disney Company deve ocorrer com mais frequência ao redor do globo, restando ao Disney XD apenas três países no momento: Estados Unidos, Polônia e Holanda.
Mas e você, o que achou da notícia? Acompanhava o Disney XD, acompanha até hoje? Quais as suas produções favoritas da emissora? Comente!