Em qual universo Morbius se passa?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Recentemente, em meio aos vazamentos e expectativas por parte dos fãs com Homem-Aranha Sem Volta Para Casa, a Sony enfim trouxe o segundo trailer de Morbius, filme estrelado por Jared Leto que chega aos cinemas em 28 de janeiro de 2022.

Mas, mais interessante do que ver Jared Leto interpretando um vilão de histórias em quadrinhos novamente, são algumas referências jogadas por parte da Sony Pictures, que fizeram alguns fãs se perguntarem o universo ao qual Morbius pertence. E viemos aqui para (tentar) sanar essa dúvida!

MCU, Venom, Sam Raimi ou Marc Webb: Qual o universo de Morbius?

Em resumo, temos indícios e referências de todos os universos aos quais foram citados acima. Se você quiser, dá pra encontrar tanto elementos dos filmes do Homem-Aranha de Tobey Maguire quanto o de Andrew Garfield, além da versão de Holland. 

Indo por ordem cronológica, vamos ao universo de Tobey Maguire/Sam Raimi. Encontramos 2 referências ao teioso em sua versão dos anos 2000: primeiro, uma arte pichada em uma parede pintando o Homem-Aranha como assassino. Mas, se formos mais atentos, podemos notar que ela é baseada em fotos do traje dos filmes do Sam Raimi no jogo de PS4 do teioso lançado em 2018. Por fim, temos uma aparição do Clarim Diário em sua logo dos anos 2000, que também aparece nos filmes do Venom.

Em ambos casos, você pode alegar que esses elementos já existiam. Mas, é no mínimo curioso a escolha de manter uma arte do Homem-Aranha de Tobey Maguire mesmo após o levantamento de teorias por parte dos fãs, né? Ao menos uma imagem place holder (provisória, feita por constar) não é. 

Falando dos filmes de Andrew Garfield/Marc Webb, temos 2 referências bem pontuais: a reutilização da logo da Oscorp, embora a torre seja diferente, mas também uma citação ao Rhino e Gata Negra. Esses personagens só foram brevemente apresentados em um único filme: O Espetacular Homem-Aranha 2, de 2014.

Por fim, temos as referências ao Homem-Aranha de Tom Holland. Além da referência de assassino, que se relaciona aos eventos do próximo filme do teioso e da cena pós-crédito do filme anterior, contamos com a presença de Michael Keaton, que aqui reprisa seu papel de Adrian Toomes, o Abutre do primeiro filme solo de Holland.

Mas afinal, o que tudo isso significa? Há algumas alternativas, vamos apontar as mais plausíveis, a primeira de todas sendo a mais cética: não significa nada, não passando de uma grande coincidência, ou até mesmo referência que celebram o Universo do Homem-Aranha da Sony. 

A segunda alternativa já é um pouco mais ambiciosa: é possível que, eventualmente, os universos dos filmes se colidam, colocando Morbius nessa salada. Sabemos que o Venom existe nesse universo, mas também sabemos que Venom já colocou seu pé no Universo Cinematográfico da Marvel, embora não canonize nenhum dos filmes do simbionte no MCU. Mas, contando com o fator multiverso (e, quem sabe, com os eventos de Sem Volta Para Casa), imaginar uma colisão de universos não é mais uma possibilidade irreal. 

Mas e você, acha que foi pura coincidência, ou aí tem coisa? Comente!

Leia também: Homem-Areia e Lagarto confirmados em ‘Homem-Aranha 3’?

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador