Qual a melhor animação do Homem-Aranha?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Com a estreia da versão prévia de “Spidey e Seus Amigos Espetaculares” marcada para hoje (21) , o acervo de animações do cabeça de teia ganhará pela primeira vez uma animação focando nos mais novos, tanto que estará disponível no Disney Junior (e, como deve ser de praxe, no Disney+). Intitulado de “Curtas”, a versão trará 11 versões encurtadas (como o próprio nome sugere) da animação que chega em agosto ao Disney+.

No entanto, hoje iremos abordar o passado do aracnídeo na televisão. Confira as 5 melhores animações do Homem-Aranha! Mas claro, vamos estabelecer alguns critérios antes:

  1. Só irei contar as animações feitas para a televisão, desclassificando qualquer material cinematográfico (“Homem-Aranha no Aranhaverso”), além de obviamente não contar com as animações onde o personagem participou de alguma forma, mas sim aquelas em que ele era o protagonista.
  2. O ranking será determinado pela pontuação das animações no IMDb, conforme avaliação dos usuários.

Vamos lá?

5. Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos (1981)

A primeira série do aracnídeo ao lado de outros heróis, “Homem-Aranha e seus Incríveis Amigos” nada mais é do que um derivado da animação solo do personagem lançada no mesmo ano, mas agora com o auxílio do mutante Homem de Gelo e da personagem original, Estrela de Fogo. Ainda que mantendo a base do que a originou, a série envelheceu um tiquinho melhor em comparação ao produto original (mesmo que seja uma experiência, digamos, peculiar para os dias de hoje).

A animação ainda contou com diversas aparições dos hoje consagrados personagens da Marvel, como o Homem de Ferro, Capitão América, Demolidor, Hulk e até o Doutor Estranho. Envelheceu melhor do que você espera.

Nota: 7.2/10

4. Ultimate Spider-Man (2012)

Ao lado do game de mesmo nome lançado em 2005, a animação é uma das únicas adaptações audiovisuais que a repaginada sofrida pelo amigão da vizinhança nas HQs no ano da virada do milênio teve. Mas, para o descontentamento de muitos fãs, a única semelhança entre a animação e o game é o nome, infelizmente. Ultimate Spider-Man pega carona na repaginada que o herói sofreu ao decorrer dos anos (muito em função das séries animadas também, veja só você) nas histórias em quadrinhos e faz algo totalmente diferente do que as animações anteriores faziam.

Aqui, a dualidade Peter Parker e Homem-Aranha era cada vez mais evidente, em especial com os momentos de narração sobre os acontecimentos da trama por parte de Parker. Isso e outras liberdades criativas que a série se deu (como Harry Osborn sendo o Venom) desagradou muitos fãs, em especial se comparada à animação anterior do herói, “O Espetacular Homem-Aranha”, de 2008. Mas a série tem seus méritos: a introdução de Miles Morales, os crossovers com demais heróis da Marvel e a dinâmica do herói com a SHIELD são elementos bem introduzidos e desenvolvidos na série, goste você ou não.

Nota: 7.2/10

3. Homem-Aranha (1967)

Se você tem menos de 30 anos, a probabilidade do seu conhecimento sobre essa série se limitar aos inúmeros memes que surgiram com ela no início da internet (época da fonte “Impact” como regra) é enorme, o que não é atoa; a série é hoje um meme audiovisual ambulante, mas foi muito importante para a sua própria época. Época essa em que Venom não existia e tanto Gwen Stacy quanto Mary Jane Watson ainda eram novidades para os leitores do herói.

Mesmo com os recursos escassos, mesmo com uma galeria limitada de arcos e personagens para trabalhar, a série animada de 1967 tem uma importância imensurável para a história do Homem-Aranha. E no pior dos casos, tem a música tema mais icônica que um herói poderia ter!

Spider-man 1967 Cartoon Intro (4K) – YouTube (adicionar player)

Nota: 7.4/10

2. O Espetacular Homem-Aranha (2008)

“Mas essa é a melhor série animada do Homem-Aranha!”, pensa grande parte dos leitores ao ver isso, o que eu não discordo. “O Espetacular Homem-Aranha” é a revitalização que o herói precisava, dosando a modernidade com a essência do personagem. Ainda que cancelada, os arcos e os personagens são muito bem adaptados, cada um com sua característica mais peculiar em comparação ao material original. Os vilões então… Sexteto Sinistro dessa versão é sensacional!

E como citei, ela adapta a essência do herói como ninguém. Mantém o bom e velho sarcasmo do aracnídeo, mas sem tirar sua essência, adaptando seus velhos dilemas para o Peter Parker mais novo já visto em uma animação do Homem-Aranha (16 anos). Por fim, meu grande destaque vai para o arco do simbionte e do Venom, que é de tirar o fôlego. Por mais adaptações assim!

Nota: 8.2/10

1. Homem-Aranha: A Série Animada (1994)

Ah, The Animated Series. Ao lado dos X-Men, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e Hulk, o amigão da vizinhança também recebeu sua série animada nos anos 90. E mesmo pontuando as críticas que são necessárias, puxa vida, que história mais bem desenvolvida! Não me entenda mal, a liberdade criativa dada aos produtores também produziu umas ideias… peculiares, por assim dizer, como é o caso da motivação do ódio de J. Jonah Jameson pelo Homem-Aranha.

Mas, por outro lado, o balanço entre Peter Parker e Homem-Aranha aqui é fora de série, sem brincadeira. Mesmo com a ausência de Gwen Stacy, Felicia Hard e Gwen Stacy enquanto pares românticos de Peter já são excelentes. Os arcos de crossovers, ainda que muitas vezes curtos, também são muito bem introduzidos (como é o caso da aparição de Morbius, Blade e o Demolidor). Os vilões então, nem se fala! Nem sei quantas vezes vi a Saga Venom (e tem foto para não me deixar mentir), é meu arco favorito da série até hoje!

A fissura começou aí.

E apesar de ser uma paixão antiga, devo ressaltar que a série em seu aspecto técnico envelheceu um bocado. O aspecto onde todo homem é o padrão de musculoso e toda mulher é o padrão de magra e sexualizada (anos 90) é o que mais envelheceu batendo o olho (além de claro, os CGs em 3D)

Mas todo o resto envelheceu muito bem. Em especial, o próprio protagonista, um Homem-Aranha cheio de boas tiradas e um Peter Parker em época de faculdade afundado em dúvidas e dilemas. Além de ser um dos primeiros contatos pessoais com o herói, é uma animação que ainda reassistindo tem muita coisa aproveitável, não é atoa que muitas obras posteriores que trabalharam o personagem buscaram referências aqui. Seja numa primeira vez ou reassistindo, a série está na íntegra no Disney+, recomendo!

Nota: 8.4/10

E essas foram as melhores animações do Homem-Aranha! Mas e você, assistiu alguma delas, todas? Tem boas memórias com alguma delas assim como eu tenho com a de 1994? Comente!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador