Se você nasceu de 1990 pra frente, é garantido que eventualmente esbarrou em alguma obra da Pixar na infância (ou, quem sabe, mais especificamente Toy Story, onde já fizemos uma lista semelhante somente sobre a franquia).
Inicialmente uma simples divisão da parte computacional da Lucasfilm, empresa de George Lucas (pai de Star Wars e Indiana Jones), a empresa que cruzou seu caminho com Steve Jobs e a The Walt Disney Company viria a ser comprada pela última citada em 2006 pela bagatela de US$7.4 bilhões. Ironicamente, voltaria a acompanhar a empresa de Lucas, mas agora sobre a sombra de Mickey Mouse.
Hoje, o Drop Cultura traz uma lista dos 5 melhores filmes da Pixar segundo a crítica!
Mas antes alguns pontos:
- Iremos contar apenas longas metragens, curtas não serão contabilizados.
- O ranking será determinado pela pontuação dos filmes no Rotten Tomatoes, conforme opinião da crítica especializada. Havendo empate da nota da crítica, o desempate ocorre pela maior quantidade de análises ou pela opinião do público. Vamos lá?
5. Toy Story 3 (2010)
Toy Story 3 fecha com chave de ouro a relação entre Andy e seus brinquedos. Introduzindo novos personagens com as mais profundas emoções, a sequência final do terceiro filme da franquia (sim, eu estou falando daquela cena) faz qualquer um que cresceu com as aventuras de Woody e Buzz perder a compostura.
Consenso da crítica: Dosando bem a comédia, aventura e emoção genuína, Toy Story 3 é uma rara segunda sequência que realmente funciona.
Nota: 98%
4. Divertida Mente (2015)
Dosando bem a irreverência e facilidade na hora de falar sobre emoções, algo no DNA da Pixar sobre como contar histórias desde sempre, Divertida Mente trouxe ao público uma história cativante, emocionante e única.
Consenso da crítica: Criativo, terrivelmente bem animado e pra lá de tocante, Divertida mente é outro filme que entra para o acervo de clássicas animações modernas da Pixar.
Nota: 98%
3. Procurando Nemo (2007)
“Continue a nadar!” é talvez a memória mais constante que tenho com Procurando Nemo. Aqui, a Pixar faz de forma exemplar o que sabe fazer de melhor: humanizar o não-humano. Quer queira, quer não, uma história sobre o resgate de um peixe nada mais é que a jornada paterna de Marlin na procura de Nemo, seu filho.
Consenso da crítica: absurdamente amável e com os esforços absurdos na escalação de um bom elenco, Procurando Nemo adiciona mais uma joia na coroa da Pixar.
Nota: 100%
2. Toy Story (1995)
A origem de tudo, Toy Story não tem mérito apenas no pioneirismo técnico na hora de introduzir um longa animado em computação gráfica que impressiona; a história é sensacional! Aquela rixa entre Woody e Buzz aliado aos memoráveis momentos do filme tornam o título simplesmente indispensável aos apreciadores de longas animados. Mudou a indústria, mas também não entregou pouca coisa em roteiro!
Consenso da crítica: Entretendo e inovando, Toy Story revigorou o mercado de animação enquanto anunciava a chegada da Pixar como uma força de conteúdo amigável para família a ser reconhecida.
Nota: 100%
1.Toy Story 2 (1999)
Embora dialogue menos sobre abandono em comparação ao terceiro filme, a aventura do resgate de Woody ainda me arranca muitas risadas genuínas. Afinal, um filme que começa com uma referência ao icônico Império Contra-Ataca poderia dar errado? As desavenças entre o Woody, sua turma e a então nova personagem Jesse é uma trama para lá de intrigante. Um verdadeiro clássico da Pixar!
Consenso da crítica: Um dos raros casos onde a sequência supera o antecessor, Toy Story 2 usa um storytelling criativo, animação de cair o queixo e um elenco talentoso para entregar outra rica experiência cinematográfica para todas as idades.
Nota: 100%
E esses são os 5 melhores filmes da Pixar segundo a crítica! Mas e você, assistiu todos os filmes citados, sentiu falta de algum na lista? Comente!