Space Jam: As melhores curiosidades!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Space Jam! Um dos diversos filmes da Warner Bros. que você provavelmente assistiu inúmeras vezes no SBT recebe sua continuação hoje, com um hiato de quase 25 anos entre um longa e outro. O título standalone de 1996 que agora se torna o início de uma franquia era protagonizado pelo astro do basquete, Michael B. Jordan, sendo um crossover do jogador da NBA e os personagens do Looney Tunes.

O filme chegou aos cinemas brasileiros no natal de 1996, com o subtítulo de “O Jogo do Século”. O longa tem um crédito dentro do próprio cenário de basquete, em popularizar o esporte mundo afora (em especial fora dos EUA, onde ele nunca foi tão popular quanto os demais esportes, como no caso do Brasil). Foi a primeira vez que muitos brasileiros assistiram uma “partida” da NBA, por assim dizer.

Além do mérito esportivo, Space Jam também tem o mérito técnico: ao lado de filmes como “Uma Cilada Para Roger Rabbit”, popularizou filmes que mesclam a animação 2D com o live-action. Sem contar, claro, que o longa nos traz o primeiro deslumbre de Lola Bunny, que posteriormente se torna tão icônica quanto os personagens mais clássicos de Looney Tunes.

Mas enfim, vamos às curiosidades?

  • A escolha de quem assumiria a direção de Space Jam era uma árdua tarefa para a Warner, que acabou escolhendo Joe Pytka. Dirigindo apenas um filme anteriormente, o diretor era conhecido principalmente por seu trabalho em comerciais e videoclipes, como um comercial de 1989 da Pepsi com a rainha do Pop, Madonna, além de videoclipes como “Dirty Diana” e “The Way You Make Me Feel”, do rei do Pop, Michael Jackson.
  • Além dos elementos animados no meio de um filme live-action, um dos grandes destaques de Space Jam é sua trilha sonora. Contando com canções originais como a música de mesmo nome do filme, ou até “I Believe I Can Fly”, música que chegou ao 2° lugar no Billboard Hot 100, recebeu o Grammy de Melhor Música Original para Filme/TV, eventualmente transcendendo o próprio filme. A trilha sonora do longa recebeu 6 discos de platina (o que significa 6 milhões de cópias já vendidas).
  • Patrocinadora de Jordan, a Nike foi uma das principais responsáveis (ainda que indiretamente) para que se cogitasse a criação do filme. A empresa produziu um comercial estrelando Pernalonga e Michael Jordan em 1992, que acabou gerando um retorno muito positivo por parte do público. Tempos depois, os rumores sobre um longa-metragem reunindo os dois novamente começavam a circular, ainda que os boatos sobre o título tivessem um tanto de ceticismo quando reportados por parte da imprensa. Em seu primeiro retorno à NBA, a produção do filme foi acelerada drasticamente para surfar na onda do anúncio sobre a carreira de Jordan.

  • Apesar de uma recepção média para negativa por parte da crítica especializada, isso não impediu em nada o sucesso de Space Jam, que detém o recorde de filme de basquete mais rentável da história até hoje! O filme rendeu cerca de US$230 milhões.
  • Se o final da produção do longa foi acelerada, o seu início também foi em um momento peculiar na carreira de Michael Jordan: o astro havia anunciado sua primeira aposentadoria do basquete, focando no baseball naquele momento (o que é, inclusive, abordado no próprio filme).
  • Em um momento do filme, Patolino cita que os Looney Tunes deveriam ter reforço do time “The Ducks”, onde Pernalonga rebate a afirmação perguntando quem chamaria patos como reforço. O diálogo é um alfinetada clara à Disney e ao seu filme “Nós Somos os Campeões” (com nome original de “The Mighty Ducks”, o mesmo nome do time abordado pelo longa), que inclusive está disponível no Disney+.
  • Quase uma década antes do Universo Cinematográfico da Marvel, Space Jam já tinha sua cena pós-créditos, confira!

  • Por fim, vale um destaque para o website de Space Jam. Numa época que website significava no máximo uma sinopse em uma página estática, a Warner Bros. deu um show no que se fala de imersão em websites, em especial para 1996. Contratando uma equipe de webdesign com um bom tempo para realizar um projeto competente, incluindo extras muito bacanas; material de bastidores, mais informações dos jogadores que aparecem no filme, material para colorir, quizzes, etc. Apesar de spacejam.com redimensionar para o site de New Legacy, sequência do original que chega hoje aos cinemas, o site inclui uma opção para revisitar o do primeiro filme (circulada em branco na foto abaixo). Legal, né?

E essas foram as curiosidades de Space Jam! E você, tem boas memórias com esse clássico, animou-se com a sequência? Comente!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador