Se você é entusiasta de videogames, é muito difícil que Ghost of Tsushima tenha fugido do seu radar. O exclusivo de PS4 desenvolvido pela Sucker Punch Productions e publicado pela Sony Interactive Entertainment já tinha vendido mais de 5 milhões de cópias em cerca de 4 meses depois de seu lançamento, sendo um dos grandes títulos do provável grande último ano do PlayStation 4, junto com outros lançamentos exclusivos como The Last of Us: Parte II, Final Fantasy 7 Remake, Nioh 2, Spider-Man: Miles Morales e etc.
Explorando a invasão mongol no Japão, o game tem de fato uma pegada bem cinematográfica em suas cutscenes, dando abertura sim para uma adaptação para as telonas. Apesar de sabermos os maus bocados que adaptar games para o cinema acabam passando (seja em 1993 com Super Mario Brothers ou em 2021 com Monster Hunter), só o não envolvimento de Paul W.S. Anderson (diretor dos filmes de Resident Evil e Monster Hunter) com a produção já é um alívio e sentimento de esperança. A adaptação da história do samurai Jin Sakai contará com Chad Stahelski (responsável pela direção da trilogia John Wick) em sua direção.
Em entrevista ao Deadline, o presidente da PlayStation Productions, Asad Qizilbash, falou sobre o assunto.
“Nós estamos animados para trabalhar com Chad e a 87Eleven Entertainment, para trazer a visão deles para a história de Jin nas telonas. Nós amamos trabalhar com parceiros criativos como o Chad, que possuem uma verdadeira paixão pelo nossos jogos, garantindo que possamos criar adaptações riquíssimas que irão animar os nossos fãs e atingir novos públicos” diz Asad em entrevista.
Além do sucesso de vendas, Ghost of Tsushima também teve seus fãs em premiações. Na maior premiação de videogames, a The Game Awards, tivemos o game indicado nas seguintes categorias: Jogo do Ano, Melhor Direção, Melhor Narrativa, Melhor Jogo de Ação e Aventura, Melhor Design de Som, Melhor Performance (Daisuke Tsuji como Jin Sakai), Melhor Direção de Arte e o Player’s Voice, o Jogo do Ano eleito pelo público e não pela imprensa global, como é o caso das demais categorias, incluindo o próprio prêmio de Jogo do Ano, com The Last of Us: Parte II sendo a escolha da crítica. Dentre essas categorias, Ghost of Tushima venceu os dois últimos prêmios citados (Direção de Arte e Player’s Voice).
Ghost of Tsushima não é a primeira adaptação de uma franquia da PlayStation que deve chegar às telonas. Esse é o caso com Ratchet and Clank e com outras franquias da Sony, seja o filme de Uncharted protagonizado por Tom Holland (o Homem-Aranha do UCM e o protagonista do filme “Cherry”, exclusivo do Apple TV+) ou até a série da HBO de The Last of Us, que contam com Pedro Pascal (o Din Djarim de The Mandalorian) como Joel e Bella Ramsey (a Lyanma Mormont de Game of Thrones) como Ellie. Tanto o filme de Uncharted quanto a série de The Last of Us da HBO ainda não foram lançados, mas geram grande expectativa por parte dos fãs.
Considerando a cinematografia que inspirou muito dos conceitos básicos do game, esperar uma adaptação hollywoodiana de clássicos japoneses do cinema é um sonho alto até que pé no chão. Será que o filme de Ghost of Tsushima estará para a filmografia de Akira Kurosawa da mesma forma que Joker está para Taxi Driver? Fica a dúvida.
Mas e você, o que achou da notícia? Jogou Ghost of Tsushima, está animado para a adaptação? Conta pra gente!
Leia também: Twisted Metal | Quando a série irá ser lançada?