A exclusividade de séries antigas em um serviço de streaming não é exatamente uma novidade. Afinal, por quantos anos Friends não ficou na Netflix? Pois é, mas a bola da vez é nada menos que Seinfeld.
A sitcom de 1989 que conquistou o mundo com um estilo nunca antes visto no gênero redefiniu completamente como se fazer sitcom, com sucessores como How I Met Your Mother ou Friends seguindo um caminho semelhante, chega ao catálogo da Netflix (globalmente, vale ressaltar) no dia 1º de outubro.
No passado, a série era exibida no Hulu em território estadunidense, enquanto internacionalmente falando estava disponível no serviço da Amazon, o Prime Video (serviço cuja a saída do catálogo ocorreu em fevereiro deste ano).
Os direitos da série na televisão fechada dos EUA também mudam. Ficando nas mãos da WarnerMedia por algum tempo, os direitos agora estarão na mão da ViacomCBS, que poderá exibir o sitcom no Comedy Central, TV Land e Paramount Network já em outubro.
Leia Também: The Office vai voltar a ser produzida?
Qual a importância do acordo de Seinfeld com a Netflix?
Muitos devem se questionar a relevância de um contrato de exclusividade de streaming de uma série que caminha para os seus 33 anos de idade. Pois bem, o valor da exclusividade é notável: 500 milhões de dólares, algo em torno de 2 bilhões e meio de reais. Para efeito de comparação: em 2019, para manter Friends, um dos maiores sucessos de seu catálogo, a Netflix pagou de 80 a 100 milhões de dólares.
Tal valor só foi visto antes na guerra dos streamings com The Office, onde a NBCUniversal pagou os mesmos 500 milhões de dólares para reverter os direitos de exibição que eram da Netflix até então.
Em entrevista, o co-CEO da Netflix Ted Sarandos comentou sobre o acordo.
“É a primeira vez que corremos um risco dessa natureza, indo de cabeça já com as 9 temporadas. Mas Jerry [Seinfeld] criou algo especial com este sitcom, algo que ninguém jamais fez antes. Eu realmente acho que ele e o Sr. David têm uma longa caminhada pela frente, me anima pensar que a Netflix pode ser a casa para que eles possam aumentar sua fanbase”, diz Sarandos.
Seinfeld vem como uma resposta aos antigos sitcoms presentes na plataforma, que no caso de Friends foi para o HBO Max e no caso de The Office foi para o Peacock nos EUA. É de se esperar que assim como as 2 séries acima, Seinfeld ganhe nova vida no imaginário popular, agora chegando em uma nova geração.
Mas e você, ansioso para assistir a série na gigante do streaming? Comente!