Um dos mais icônicos heróis de todo o acervo da DC Comics, o Batman já recebeu inúmeras adaptações audiovisuais para os mais variados lugares, com os mais variados formatos. Seja série animada, filmes, o herói é uma máquina de sucessos.
Mas, sem sombra de dúvidas, um marco na carreira do homem morcego na TV é sua série live-action de 1966, onde o herói é vivido por Adam West. E para os que usam a internet há uns bons anos, temos que ressaltar a importância de um derivado do show para a história da internet brasileira, o famoso “Batman Feira da Fruta”.
No entanto, se você for procurar, vai ver que tal parte da história do Batman não está presente no serviço de streaming da Warner, o HBO Max.
Por quê?
Uma das maiores peculiaridades que o streaming herda da TV e do homevideo são os problemas com direitos, é o caso com a tal série de 1966 do Batman.
Apesar de ser originalmente exibida pela emissora ABC, a produtora e distribuidora da série é ninguém menos que a 20th Century Television, a extinta 20th Century Fox Television. E sim, a retirada do nome “Fox” da jogada tem motivo: o estúdio fez parte da aquisição da The Walt Disney Company sobre os ativos da Fox.
Sim, você não leu errado, a Disney possui os direitos da série de 66 do Batman.
Isso não significa, no entanto, que a casa do Mickey Mouse possui os direitos de televisão do homem morcego. O tema geralmente se confunde quando a série Gotham entra na jogada, visto que mesmo que o título fosse produzido pela Warner Bros. Television, ele era exibido nos canais da Fox.
Mas como os direitos de elementos do Batman em live-action para a TV foram revertidos pela Warner, não há nenhum vínculo entre o homem morcego e a Disney se não a série de 1966, basta ver a presença de Robin na série Titans, ou até a série da Batwoman na The CW Television Network. Por isso, podemos esperar tudo de live-action do Batman em formato de série chegando ao HBO Max por agora, mas a série com Adam West é só se a Warner, agora parte do conglomerado Discovery, fizer um telefonema para o camondongo mais famoso de Hollywood, o que é pra lá de improvável (só não mais do que a possibilidade da série chegar ao Disney+).
Mas e você, conhecia essa história de direitos? Acha que a Warner vai mexer nesse véspero um dia? Comente!
Leia também: Os 5 melhores filmes da DC segundo a crítica