Besouro Azul | Crítica

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Besouro Azul chega aos cinemas com um peso à mais nas costas: tentar alavancar a DC nos cinemas, afinal 2023 não está sendo um bom ano para os estúdios da Liga da Justiça. Porém, o filme estrelado por Bruna Marquezine tinha também seus desafios pessoais para cumprir tal tarefa: O herói não é muito conhecido e o mundo do cinema está passando por uma greve de roteiristas enorme, o que afeta diretamente a divulgação do longa. Mesmo assim, o filme acabou sendo lançado no dia 17 de agosto, trazendo a história de origem do personagem estrelado por Xolo Maridueña, o astro de Cobra Kai.

Tendo isso em vista, hoje iremos discutir um pouco do que achamos de Besouro Azul, o mais novo filme da DC e o primeiro filme de Bruna Marquezine em Hollywood. Será que ela decepcionou ou acabou salvando o filme? Lembrando que esta crítica pode conter spoilers do filme, então caso ainda não tenha assistido, lhe aconselho a parar por aqui.

Besouro Azul vale a pena?

Besouro Azul é definitivamente um filme de origem, afinal ele segue a “receita” mágica ao pé da letra, tendo um jovem como protagonista, que possui problemas pessoais e de repente acaba ganhando super-poderes, mas que não sabe como lidar com toda essa situação… Ah, e que acaba se apaixonando pela mocinha. Só lendo esse trecho, você conseguiria me listar uns 10 filmes de origem de super-heróis, não é mesmo? Mesmo seguindo a formula clichê de origem, é fato que o longa da DC se supera em alguns fatores, como a diversidade cultural, afinal este é o primeiro filme de heróis tendo um enfoque em personagens latinos.

Por ter esse diferencial, o filme acaba arriscando muito mais em certas piadas, o que entrega ao telespectador algo que ele não esperava, se tornando um diferencial e tanto. Referencias à Maria do Bairro e Chapolin são de brilhar os olhos, ainda mais para nós brasileiros que crescemos assistindo estes programas. Ter esse tipo de abertura a personagens latinos possibilita uma conexão muito maior com o telespectador também latino, algo que quase nunca acontece. Esse ponto é positivo para nós, mas acredito que para outros países, como os Estados Unidos, referências como estas citadas acabaram passando em branco.

Outro grande acerto do filme é que ele é muito divertido, afinal o personagem principal, interpretado por Xolo Maridueña, entrega MUITO, dando a impressão que ele se empenhou bastante para poder viver o Besouro. A química entre ele e a Bruna Marquezine transcende as telonas, como se fosse algo real mesmo. Gostei muito de ver eles dois atuando juntos e espero que em breve uma continuação seja lançada para que essa química possa ser ainda mais aproveitada.

Falando em Bruna Marquezine, é claro que temos que dar nossa opinião sobre ela também. A atriz brasileira fez sua estreia no mundo de Hollywood e a única coisa que já posso adiantar é que a mulher arrasou, fez seu nome e se impôs como uma grande atriz ao lado de estrelas de cinema. A Bruna não teve medo de atuar e desempenhou um papel impecável no filme, sendo importantíssima para a trama, afinal sua personagem é um ponto chave da história, que acaba entregando uma dose de aventura e também de emoção, ainda mais quando se trata do pai dela.

O filme coloca um ponto final na trama, porém com as cenas pós-créditos é possível notar o desejo da DC em continuar a história do herói, além do mais um gancho bem interessante foi deixado, onde o pai da personagem de Bruna Marquezine deixa uma mensagem dizendo que ainda está vivo. O filme não vem tendo uma boa bilheteria, porém acredito que seja mais por ser da DC do que realmente pela qualidade do filme, afinal todos que vi até agora só falaram bem do longa, então acredito que por esse motivo Besouro Azul possa vir a ganhar sim uma sequência.

Veredito Final: Besouro Azul é um filme de origem de um personagem antes nunca visto que acaba entregando uma dose de aventura e também de comédia. Dentre os filmes de heróis desse ano, acredito que seja o melhor deles, dando destaque aos personagens principais interpretados por Xolo Maridueña e Bruna Marquezine. Um filme ótimo, para a família toda assistir.

Nota: 9/10

Deixe um comentário!