Qual a origem do Morbius?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Nesta quinta-feira (31), temos a estreia de Morbius, o mais novo spin-off da Sony Pictures acerca da galeria de personagens do Homem-Aranha. Estrelando Jared Leto, o filme se situa no Universo do Homem-Aranha da Sony, que conta também com os dois filmes solos do Venom.

No entanto, grande parte do público vai ser apresentado ao personagem através do longa. Por isso, decidimos explicar um pouco mais da origem de Morbius nos quadrinhos, e pincelar algumas de suas adaptações mais lembradas. Vamos lá?

Leia também: Morbius: pós-créditos vazados são confirmados pelo diretor

A origem de Morbius nos quadrinhos

O personagem estreou nas HQs da Marvel em outubro de 1971, na edição 101 de The Amazing Spider-Man. A história de vida do personagem é curiosa;

Michael Morbius nasceu em Nafplio, Greece, onde foi criado exclusivamente por sua mãe, visto que o pai o abandonou. Sua condição sanguínea lhe proporcionou uma infância um tanto solitária, embora tivesse dois amigos. 

Seu grande destaque era o intelecto, que lhe consagrou ao ponto de receber um Prêmio Nobel ao lado do amigo Emil Nikos por seu trabalho com bioquímica que envolvia morcegos vampiros e eletrochoques como forma de cura para sua doença. Os efeitos colaterais o transformaram no icônico monstro pseudo-vampiro que conhecemos, o que inspirou suas outras adaptações. No Universo 616, Morbius participou de importantes eventos, como a Guerra Civil.

As adaptações 

Morbius em suas duas adaptações notáveis anteriores ao filme.

Além do filme que chega aos cinemas nesta semana, o personagem é particularmente conhecido por duas adaptações: a da série animada dos anos 90 e a do jogo de Homem-Aranha 3, baseado no filme de 2007 estrelado por Tobey Maguire e dirigido por Sam Raimi.

Na versão animada, há uma adaptação peculiar: sem reproduzir um vampiro diretamente, o personagem absorve o sangue por bifurcações em suas mãos. E claro, ignorando o fato da abertura ter uma sequência inteira citando a palavra, sangue foi trocado devido à censura por plasma.  

Pode parecer meio tosco nos dias de hoje, mas foi a primeira adaptação audiovisual do personagem, que apareceu ao lado de Blade, também cotado para ganhar seu primeiro filme em breve. Por fim, o personagem participou brevemente do game de 2007, sendo uma adaptação que, embora relativamente fidedigna, pareça deslocada.

Desde então, o personagem não teve nenhuma adaptação de destaque, ao menos até agora.

Mas e você, já teve algum contato com Morbius antes do filme? Conhecia esse obscuro personagem da galeria do Homem-Aranha? Ansioso pelo longa da Sony Pictures? Comente!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador