Euphoria (2ª temporada) | Crítica do quinto episódio

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Pela primeira vez aqui no Drop Cultura, é hora de falar de ‘Euphoria’. Em sua segunda temporada, a série da HBO parece ter dado uma guinada negativa na opinião de grande parte do público, que vê uma progressão insatisfatória na história contada, criada e (geralmente) dirigida por Sam Levinson. Com o quinto episódio, porém, a série parece voltar aos eixos.

‘Stand Still Like a Hummingbird’ (em tradução direta, “imobilizada como um beija-flor”) é o registro mais preciso do momento onde Rue entra em seu maior colapso de abstinência. Em quase 55 minutos de duração, o episódio dirigido e escrito por Levinson busca acompanhar o clímax do declínio da personagem de Zendaya, trazendo tudo de mais tenso e pesado em toda em qualquer circunstância, dos diálogos ao mais completo (e ensurdecedor) momento (ou momentos) de silêncio entre Rue, a irmã Gia e a mãe Leslie. 

O episódio começa em uma discussão entre Rue e a mãe, após a mesma descobrir que a filha estava sob posse de drogas (que, embora de fato não estive-as utilizando, teve toda a sua confiança lentamente descrente por todos ao seu redor quando se fala de drogas). Entendo a gravidade da situação e o comprometimento de Rue com a traficante Laurie, a personagem entra em pânico por razões até então secretas para aqueles ao seu redor.

A discussão com a família e os amigos Elliot e Jules é marcada por uma atuação impecável de Zendaya, não por menos cotada pela crítica para a vitória de mais um Emmy com o episódio desta semana. O diálogo entre Rue e Jules é tocantemente incômodo do início ao fim, pois ao mesmo tempo que permite à personagem de Zendaya um grau de honestidade sobre os acontecimentos do fim da primeira temporada, dá ao mesmo tempo um nível de falta de piedade que certamente deve deixar cicatrizes em seja lá o que restar da relação entre as duas no futuro. Um grande acerto de Zendaya.

Euphoria

Mas tudo se intensifica ao decorrer do episódio. Porém, antes que as coisas se aprofundem, a série permite ao espectador uma respirada com o grande momento fofoca do entretenimento: Rue revela o caso que Nate e Cassie vem mantendo, tudo na frente de Maddy e as demais amigas. Porém, são poucos os minutos que a série se dá esse direito de pausar a tensão, já retornando para uma sequência de fuga para lá de angustiante. E se você tem algum apego com a personagem da Zendaya (como 90% dos espectadores da série), o desespero angustia. 

A personagem rouba de forma compulsória como forma de amenizar o prejuízo, visando desesperadamente devolver o valor necessário para Laurie, encontrando-a na reta final. Em um clima doce, a personagem parece até contradizer a iminente ameaça que parecia ser quando fechou o acordo com Rue, mas tudo é esclarecido na manhã seguinte, quando vemos a personagem de Zendaya trancada em um quarto. Ela escapa, mas seu paradeiro é o grande cliffhanger do próximo episódio.

Conclusão: O quinto episódio de ‘Euphoria’ entrega entretenimento, e entretenimento muito bem feito. Com um show de atuação por parte de Zendaya, uma direção de te prender na cadeira e um roteiro indigesto e duro com os personagens e os próprios espectadores, ‘Stand Still Like a Hummingbird’ é o grande destaque da segunda temporada do show da HBO.  

Nota: 9/10

Mas e você, assiste ‘Euphoria’, gostou do episódio? Comente!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador