E chegamos ao quinto capítulo de ‘O Livro de Boba Fett’. E como o último episódio literalmente cantava, aqui temos ‘O Retorno do Mandaloriano’, com Din Djarin de volta às telinhas em uma participação mais do que especial. Diversos insiders alegavam que a série teria seu momento ‘The Mandalorian 2.5’, e acho que é um bom ponto de partida para defini-lo nessa história.
O texto abaixo contém spoilers.
Antes de tudo, devo concordar com o consenso de opiniões: soa um tanto irônico, ou até preocupante, que o melhor episódio da série de Boba Fett na verdade sequer conte com sua aparição. Dirigido por Bryce Dallas Howard (que dirigiu outros 2 ótimos episódios de ‘The Mandalorian’, diga-se de passagem), o quinto capítulo dessa história é um dos fillers mais divertidos possíveis. De volta ao mercado como caçador de recompensas, o Mandaloriano agora utiliza seu Darksaber como uma arma de decapitação.
Porém, não demora muito para que, sem um objetivo relacionado ao pequeno Grogu, o jovem Din Djarin retorne o contato com o seu clã mandaloriano (justamente pela falta de tato com o Darksaber), onde lhe é explicado o peso literal e histórico da arma (nada novo caso tenha assistido ‘Rebels’, a animação em CG também disponível no Disney+). Ao revelar que tirou seu capacete, no entanto, Mando é expulso do seu clã, restando-lhe apenas o velho planeta de Tatooine.
E na maior vibe primeira temporada de Mandalorian, Din reencontra a mecânica Peli Motto, que lhe oferece como substituta da Razor Crest nada menos que um Starfighter Naboo N-1, aquele mesmo visto em ‘A Ameaça Fantasma’ (fãs de Padmé Amidala, uni-vos!). Em uma sequência que remete ao longa de 1999, aliás, Mando faz uma espécie de test drive e abandona o ceticismo com a nave.
Ali, ele reencontra Fennec Shand, e então a série se permite a dar continuidade na história. É curioso como ao mesmo tempo que ocorreram vários eventos, o episódio em si pouco contribuiu para a história do show. Porém, meu agradecimento por Howard, a diretora tem a competência necessária para capturar precisamente o desejo dos fãs, entregando um resultado coeso e ao mesmo tempo cheio de sutilezas em referências ao riquíssimo universo criado por George Lucas. Celebra ‘The Mandalorian’ e, sutilmente, celebra a saga como um todo. As referências e insinuações sobre Grogu devem ser pertinentes ao futuro da série de Mando.
Conclusão: Sem propósito, o quinto capítulo de ‘O Livro de Boba Fett’ é disparadamente o melhor da série. Dosa ação, profundidade, acontecimentos (principalmente acontecimentos) e expectativa como a série nunca antes fez. Sua desvantagem, no entanto, pode ser a impertinência e a ironia preocupante do melhor episódio de uma série dedicada a Boba Fett não conter sua presença. Porém, expectativas alinhadas em alto nível para o próximo capítulo.
Leia também: O Livro de Boba Fett: episódio final pode conter aparição surpresa
Nota: 9/10
Mas e você, gostou do capítulo? Comente!