Antes da febre do Universo Cinematográfico da Marvel, ou até dos passos iniciais com os filmes dos X-Men ou a trilogia do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi, a grande tradução midiática que os quadrinhos recebiam (falando tanto de sucesso comercial quanto cuidado com o material em si) eram as séries animadas.
Essas séries no geral contribuíram muito na apresentação de muitos super-heróis para toda uma nova geração que não necessariamente cresceu com o Batman de Michael Keaton, muito menos o Superman de Christopher Reeve. Por isso, hoje iremos listar as 5 mais icônicas séries animadas de super-herói da década de 90! Vamos lá?
Batman do Futuro
Sendo um absoluto marco na história da televisão, a clássica série animada do Batman de 1992 estabeleceu um patamar inalcançável para a próxima série animada do Batman na TV. Mas bem… sua sucessora não foi das piores! Batman do Futuro (ou Batman Beyond) lidou com uma série de novos paradigmas falando do homem morcego. Nova identidade, novo traje, nova galeria de vilões, mas no fim do dia, os fãs abraçaram Terry McGinnis e hoje ele é uma parte importante do cânone midiático do Batman.
Superman: A Série Animada
Compartilhando parte do elenco técnico com a série do Batman, é inegável que a série de Clark Kent não aconteceria se não fosse a mais que positiva repercussão da série do homem morcego. Além de trazer uma adaptação quase que perfeita do Superman, o show foi responsável por estabelecer o universo compartilhado de séries animadas da DC, o DCAU (DC Animated Universe), que veio a se estabelecer no futuro como o mais ambicioso universo compartilhado de super-herói fora dos quadrinhos pré-MCU. Uma continuidade bem executada em um universo compartilhado não era comum fora dos quadrinhos falando de heróis, mas a DC fez isso muito bem aqui.
Leia também: 5 Homens-Aranha que queremos rever em Através do Aranhaverso
Homem-Aranha: A Série Animada
Já demonstrei aqui o meu carinho enorme por essa série. Pode ter envelhecido mal, é verdade, mas a série animada de 1994 do Homem-Aranha extrai a essência do personagem como poucas vezes fizeram no futuro. E, dada as devidas proporções, ela compartilha do feito da série animada de 1992 do Batman em enriquecer o universo do Homem-Aranha, inserindo uma série de elementos que posteriormente seriam utilizados em outras animações, games e filmes do teioso. Também tentou (sem sucesso) estabelecer um universo compartilhado de séries animadas da Marvel.
X-Men
Com um passado esquisito na televisão, pode-se dizer que a estreia dos mutantes aos holofotes do grande público que não consumia quadrinhos se deu aqui. Traduzindo os quadrinhos com muita reverência e identidade ao mesmo tempo, a série animada dos X-Men também foi responsável por elevar consideravelmente a expectativa sobre adaptações de super-heróis na televisão. Muito antes dos filmes da Fox, o imaginário popular sobre os mutantes foi construído aqui.
Batman: A Série Animada
Jamais poderia faltar! É difícil mensurar a importância desta série como um todo; seja para o material canônico do Batman, que ficou um tanto mais rico após o show de 1992, mas também para a televisão como um todo. A série animada do Batman rompeu barreiras, traduzindo com muita precisão vários aspectos de Bruce Wayne em seu material fonte. Apresentou a Arlequina, um Batman e Coringa quase definitivos para muita gente, além de apresentar uma nova história de origem ao Senhor Frio que, mais tarde, viraria consenso em outras histórias do homem morcego. Simplesmente icônica!
E essa foi a nossa lista das melhores séries animadas de super-herói da década de 90! Mas e você, sentiu falta de alguma animação? Comente!
Nos siga no Instagram, @dropcultura