Quentin Tarantino é provavelmente um dos diretores mais nominalmente reconhecidos do cinema nos últimos 50 anos. A trama dividida em capítulos não lineares, a violência explícita e os diálogos que preenchem horas de um longa são algumas das características mais universais das obras do diretor.
De Pulp Fiction até Bastardos Inglórios, cada filme de Tarantino após a chegada do diretor ao imaginário popular é uma espécie de evento para entusiastas da indústria cinematográfica. Mas afinal: qual o melhor filme dirigido por ele? Por isso, o Drop Cultura traz uma lista dos 5 melhores filmes dirigidos por Tarantino.
Mas antes, vamos estabelecer alguns pontos:
- Só iremos contar os filmes dirigidos por Tarantino. Se há envolvimento do diretor em outro aspecto da obra é irrelevante, mas se envolveu o nome do diretor em tal posição, estará aqui.
- O ranking será determinado pela pontuação dos filmes no Rotten Tomatoes, conforme opinião da crítica especializada. Havendo empate da nota da crítica, o desempate ocorre pelo filme com maior quantidade de críticas ou, por fim, pela opinião do público. Vamos lá?
5. Jackie Brown (1997)
Considerado subestimado por muitos, o longa conta a história de Jackie, uma comissária de bordo estrelada por Pam Grier que trabalha secretamente como traficante para um vendedor de armas.
Consenso da crítica: Embora com um ritmo um tanto indiferente, Jackie Brown prova ser um veículo-estrela eficaz para Pam Grier, ao mesmo tempo que oferece a sagacidade e o charme usuais de Tarantino.
Nota: 87%
4. Django Livre (2012)
No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participar de competições mortais.
Consenso da crítica: Atrevido, sangrento e estilisticamente ousado, Django Livre é outra obra-prima incendiária de Quentin Tarantino.
Nota: 87%
3. Bastardos Inglórios (2009)
Durante a Segunda Guerra Mundial, na França, um grupo de judeus americanos conhecidos como Bastardos espalha o terror entre o Terceiro Reich. Ao mesmo tempo, Shosanna, uma judia que fugiu dos nazistas, planeja vingança quando um evento em seu cinema reunirá os líderes do partido.
Consenso da crítica: Um clássico passeio de emoção que mistura os elementos tarantinescos, Bastardos Inglórios é violento, desenfreado e completamente divertido.
Nota: 89%
2. Cães de Aluguel (1992)
Um criminoso decide reunir seis bandidos para o grande roubo de diamantes. Algo sai errado e um deles é ferido durante roubo e os bandidos precisam descobrir quem foi que os traiu, o que gera enorme tensão no grupo e enfraquece a todos.
Consenso da crítica: Dosando inteligência e energia, Cães de Aluguel abre a carreira cinematográfica de Quentin Tarantino com um estilo difícil de bater.
Nota: 92%
1. Pulp Fiction (1994)
Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderoso gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar a luta que deveria perder.
Consenso da crítica: Um dos filmes mais influentes da década de 90, Pulp Fiction é uma mistura deliciosa e pós-moderna de terror neo-noir, humor negro e toques de cultura pop.
Nota: 92%
Mas e você, qual o seu filme favorito de Quentin Tarantino? Comente!
Leia também: Qual o melhor filme da franquia Toy Story?