A predominância da Sony na 8° geração de consoles, ao menos em número de unidades, é incontestável. Ficando atrás apenas do PS2, Nintendo DS e Game Boy/Game Boy Color, o PlayStation 4 foi um console de grande sucesso na história dos games. No entanto, uma das investidas da japonesa no mercado de games neste período não foi aceito de forma proporcional pelo mercado: o PlayStation VR.
O aparelho de realidade virtual lançado pela empresa em 2016 teve 5 milhões de unidades contabilizadas em vendas até 31 de dezembro de 2019, um número que apesar de expressivo para um acessório, não é grande coisa para o mercado de realidade virtual, dado o período em que se encontra disponível.
Para efeito de comparação: o relatório fiscal do primeiro trimestre de 2021 do Facebook aponta que o Quest 2 da Oculus (empresa propriedade do Facebook) já passou das 5 milhões de unidades vendidas, isso em menos de 6 meses. Claro, o fenômeno do Quest 2 não deve servir como regra, mas mostra como o PSVR estagnou no mercado, deixando nítido o desinteresse dos gamers com o acessório da gigante.
No entanto, a empresa confirmou em fevereiro de 2021 a existência de um sucessor para o PlayStation VR. Em entrevista para a revista GQ em sua versão britânica, o CEO da PlayStation, Jim Ryan, comentou sobre uma nova geração do acessório para o PS5.
Então será um formato completamente novo de VR para o PS5. A PlayStation considera o VR como uma oportunidade estratégica e uma história de grande inovação. Achamos que há 2 temas que você verá: nós capturando o progresso tecnológico que tomou lugar desde que o sistema atual de VR chegou ao mercado e uma quantidade considerável de lições que aprendemos. Porque o atual sistema foi nosso primeiro. [Mudanças serão] coisas como trocar para um setup fácil de um único fio para esse [sistema], e muitos outros aprendizados semelhantes. Kits de desenvolvimento estão prestes a sair”, afirmou o chefe do departamento de Entretenimento Interativo da Sony.
No entanto, nos 6 meses que se passaram após essa revelação bombástica, já temos alguns rumores bem sólidos sobre a nova geração de PSVR que está por vir. Uma suposta apresentação fechada para desenvolvedores teve algumas informações vazadas e disponibilizadas ao público, trazendo mais detalhes do que veremos do aparelho daqui pra frente.
O rumor afirma que a Sony não se refere ao aparelho como PSVR 2, mas sim como PlayStation VR de próxima geração. Ainda afirma que o dispositivo terá telas OLED com resolução de 2000X2040 por olho, sendo um display HDR, com um campo de visão de 110 graus.
Além disso, se fala da presença de sensores hápticos no headset, feitos principalmente para adicionar ainda mais imersão e reduzir o enjoo na hora da jogatina. Seguindo tendência, os controles dessa nova versão devem contar com sensores de toque capacitivos, rastreando a distância entre o polegar e demais dedos, além da utilização da tecnologia de rastreamento de olho, provavelmente mirando em ajustar uma melhor visualização do usuário na hora da jogatina.
A ideia da Sony aqui não é oferecer jogos com “experiência VR”, mas sim concentrar suas forças em jogos AAA mirando em uma experiência híbrida (neste contexto, jogos que possam tanto ser jogados em telas planas quanto em realidade virtual). No lançamento, os controles devem vir juntos ao headset VR, que apesar de não ter data para chegar ao mercado, deve ter sua janela de lançamento disponibilizada no início de 2022.
Mas e você, ficou animado com a notícia, curte realidade virtual? Comente!