Os Beatles cantaram mesmo ‘Asa Branca’?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

A história da música brasileira é atravessada pelos mais diversos mitos, não é mesmo? Hoje eu vou contar um dos mais aleatórios que existe: a vez que ninguém menos que os Beatles supostamente cantaram “Asa Branca”, hino do nordeste consagrado na voz de Luiz Gonzaga. Vou te contar de onde veio essa história e como ela repercutiu mundo afora.

A primeira vez que ouvi falar disso foi pelo jornalista e apresentador do canal Quatro Coisas no YouTube, Pablo Peixoto, que relatou o acontecimento em uma série de vídeos sobre a história da música brasileira em seu IGTV (felizmente, o vídeo foi também publicado em seu canal no YouTube para que mais pessoas conhecessem essa que considero a mais emblemática das histórias envolvendo a música brasileira e figuras internacionais, um telefone sem fio com um efeito dominó fora de série).

A história que circulava na imprensa era essa que citei acima: os reis do iê-iê-iê haviam gravado “Asa Branca”. Luiz Gonzaga foi procurado sobre a surpreendente notícia, claro, e afirmava que queria ver se “os Beatles vencem mesmo”, em referência aos mais de 2 milhões de discos vendidos ao longo dos 30 anos de caminhada. Mas a notícia não ficou em reduto nacional, pelo contrário; chegou lá fora, fazendo com que Luiz Gonzaga subisse nas paradas da Inglaterra.

A repercussão foi tamanha que o boato foi desmentido inclusive pelo empresário do quarteto de Liverpool, Don Kass. Ele ainda afirmou que apesar de não haver registro da banda cantando o clássico de Gonzagão, teria sim um samba composto por Paul McCartney incluso no próximo long-play dos Beatles.

O responsável por esse mito que literalmente cruzou fronteiras era ninguém menos que Carlos Imperial, famoso empresário do show business brasileiro. Em um registro presente no documentário “Eu Sou Carlos Imperial”, de 2016, a história é relatada direto da fonte, com muita descontração e intimidade.

Mas o relato de culpa não fica apenas na voz do próprio, Luiz Gonzaga já endossava em 1982 que os Beatles não haviam gravado sua canção coisa nenhuma, mas manteve a história de Imperial por anos pela revivida que sua carreira teve na época.

 “Não houve verdade não, houve uma grande mentira. Essa mentira quem pregou foi Carlos Imperial. Ele tinha um programa que denunciava muita coisa e, inclusive, que o Iê-Iê-Iê num passava de um xotezinho de Luiz Gonzaga. Houve aquele protesto todo e depois ele chegou com um disco lá e disse: ‘E agora, quem vai dizer que o Iê-Iê-Iê num é de Luiz Gonzaga? Olha aqui, Asa Branca acaba de ser gravada pelos Beatles!’. Houve aquela correria danada, todo mundo queria saber a verdade e eu acabei foi ganhando dinheiro com isso, mas não passou de uma grande mentira”, diz Gonzaga em uma entrevista feita em Recife.

Mas, no fim, compartilho da opinião de Edmundo Leite, do Estadão; a intenção de Imperial não era das piores. Acreditando na semelhança do baião e do iê-iê-iê, viu a fita de uma banda desconhecida que acompanhava Ronnie Von como uma chance perfeita de espalhar a notícia envolvendo “Asa Branca” e os Beatles. Mas, em aversão ao ditado de que “mentira tem perna curta”, essa foi muito longe, com dimensões que espantaram o empresário.

Mas, se o mito fica, ao menos sabemos que um dos Beatles conhece Luiz Gonzaga. Em um concerto feito em Recife no centenário do rei do Baião, em 2012, o ex-Beatle Paul McCartney saúda “a terra de Luiz Gonzaga”, mostrando que apesar de não ter cantado “Asa Branca”, conhece quem consagrou a canção.

beatles

Mas e você, conhecia essa história? Acha que “Asa Branca” combinaria com os Beatles? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Leia também: ‘Chega de Saudade’: 2 anos sem João Gilberto

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador