Quem acompanha o Homem-Aranha em mídias audiovisuais já deve ter se confundido um tanto com a variedade de pares românticos que o herói teve ao longo dos anos. Se em uma versão, Gwen Stacy é uma mera colega de Parker, em outra é o seu par romântico de maior destaque.
Por isso, hoje iremos abordar os romances vividos por Parker ao longo de sua história. Mas antes, algumas considerações:
- Não irei considerar as adaptações audiovisuais. A variedade de pares românticos que o herói teve em seu material original, na série de quadrinhos “The Amazing Spider-Man”, não é brincadeira, sem contar que serviu de base para todas as adaptações posteriores que o amigão da vizinhança recebeu na TV, nas telonas e nos games. Portanto, só iremos falar de HQ por hoje.
Dito isso, vamos lá?
1. Betty Brant
Estreando em The Amazing Spider-Man #4, a repórter de J. Jonah Jameson foi o primeiro par romântico do Homem-Aranha nas HQs. Antes mesmo de engatar um relacionamento, Brant defendia arduamente o herói contra as falas de seu chefe sobre o personagem, o que atraiu Parker.
O relacionamento chegou se desgastou após a morte do irmão de Betty em uma batalha envolvendo o Doutor Octopus e o Homem-Aranha, onde Brant culpou o herói. Suas adaptações de maior notoriedade ocorreram na trilogia de filmes do Homem-Aranha dirigida por Sam Raimi e na animação “O Espetacular Homem-Aranha”. Além, claro, da sua versão adolescente (e colega de Parker) nos filmes do MCU.
*foto*
2. Liz Allan
Liz foi em partes a motivação final do término de Betty e Peter, já que Brant pensava que o namorado ligava mais para Allen que para ela. Namorada de Thompson, a personagem constantemente fazia parte do linchamento e bullying que Parker sofria na escola. Porém, após descobrir que Parker usou uma fantasia do Homem-Aranha para salvar Betty de Doutor Octopus, a personagem acaba tendo uma leve queda por Peter.
Eventualmente, Allan e Parker seguiram caminhos diferentes. Nos últimos anos, as adaptações com a personagem vem ocorrendo de forma mais frequente; ela está presente em “O Espetacular Homem-Aranha”, animação de 2008, mas também em “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”, primeiro longa solo do teioso no Universo Cinematográfico da Marvel.
3. Mary Jane Watson
A mais icônica companheira do herói nas adaptações que ele sofreu nos últimos anos, como as animações da década de 90, 2000 e os filmes da trilogia dirigida por Sam Raimi e protagonizada por Tobey Maguire, sua participação nas HQs originais eram um tanto mais tímidas.
Se conhecendo através de um encontro arranjado pela Tia May, o casal eventualmente acabou se casando, o que durou por anos nas HQs, até que a saga Guerra Civil começou, o Homem-Aranha revelou sua identidade, Tia May acaba por correr risco de morte e como solução, Peter e MJ preferiram fazer um pacto com Mefisto para acabar com seu casamento e garantir a vida de May.
4. Gwen Stacy
Talvez uma das mais clássicas namoradas do herói, Gwen Stacy marcou tanto os leitores quanto os fãs das mais diversas adaptações que o herói sofreu ao longo dos anos. O relacionamento dos dois desenvolveram muito eventualmente, ainda que nenhum deles vissem interesse em comum de início.
A morte de Gwen é talvez uma das mais tristes na história do Homem-Aranha, uma ferida que ele nunca superou. A clássica cena da morte na ponte de George Washington em “The Amazing Spider-Man” foi adaptada de forma livre em outras obras, como a série animada de 1994 (onde o destino de Mary Jane é semelhante ao de Gwen) ou o filme de 2002, que serve mais como referência do que como adaptação.
5. Cissy Ironwood
Uma das mais desconhecidas namoradas de Peter por parte do grande público, a personagem apareceu pela primeira vez em Marvel Team-Up #80, o que não é atoa, já que sua presença na história de Parker foi breve, nada de grande destaque.
6. Debra Whitman
Apesar de uma grande presença na série animada de 1994, a personagem passou de forma mais breve nas HQs. Seu histórico com um marido para lá de abusivo e traumático foi um grande incentivo para sua passagem ser prévia na vida amorosa de Parker, com a suspeita de Whitman sobre a identidade do Aranha culminando no término dos dois.
Debra volta para as HQs no período de Guerra Civil, escrevendo aquele tipo de livro que queima um nome em alta (nesse caso, abordando seu prévio relacionamento com Peter).
7. Felicia Hardy/Black Cat
O primeiro relacionamento onde Peter conhece a felizarda ainda enquanto Homem-Aranha, a Black Cat (ou “Gata Negra”, como era chamada na animação de 1994) foi parte fundamental de sua história. O herói revelou sua identidade à heroína em um momento de fragilidade na saúde de Felicia.
A personagem foi adaptada na animação de 1994, em “O Espetacular Homem-Aranha” e no game de 2018, mas foi cogitado nos rascunhos de Homem-Aranha 2 (2004) e seria uma espécie de co-protagonista do quarto filme do herói estrelado por Tobey Maguire, mas o longa acabou sendo cancelado.
Além disso, a personagem aparece de forma tímida no segundo filme do cabeça de teia protagonizado por Andrew Garfield, dessa vez interpretada por Felicity Jones (Jyn Erso em “Rogue One: Uma História Star Wars”). De acordo com rumores, assim como na primeira trilogia, haviam planos por parte da Sony em desenvolver essa versão de Felicia ao ponto de trazer Black Cat às telonas, o que não aconteceu. Quem sabe um dia, não é mesmo?
8. Michele Gonzales
Já após a virada do milênio, Michele surge após o casamento apagado entre Peter e MJ. O relacionamento era quase unilateral, levando o Peter ao término após uma reviravolta descoberta envolvendo Michele, que envolvia inclusive o Camaleão.
9. Carlie Cooper
Amiga de uma das namoradas de Harry Osborn, Cooper faz parte da unidade criminal da polícia nova-iorquina. Eventualmente, a investigadora descobriu a identidade secreta do Homem-Aranha, eventualmente terminando com Peter.
10. Silk/Cidy Moon
Sim, a futura protagonista de uma série solo no Prime Video também já teve um relacionamento com o herói da vizinhança. Picada pela mesma aranha radioativa que picou Parker, tornando o fator de atração sexual entre os dois algo menos natural e mais por fator biológico.
Apesar da atração quase animalesca entre os dois, o relacionamento não passou das máscaras, já que Cidy e Peter nunca levaram um compromisso para frente.
11. Lian Tang
Lian Tang integrava a lista de funcionários das Indústrias Parker, especificamente na filial de Xangai. Nesse meio-tempo, a designer do Aranha-Móvel acabou iniciando um relacionamento com Peter.
No entanto, tempos depois, foi descoberto que Tang roubava tecnologias da empresa para o grupo Zodíaco, em troca de auxílio médico para sua mãe, que estava doente. Tempos depois, Peter acaba perdoando Lian e ela inclusive volta para a empresa.
12. Harpia/Bobbi Morse
Sim, a Harpia também já caiu nos encantos aracnídeos do amigão da vizinhança. No período em que Peter se mantém como CEO das Indústrias Parker, ele estende laços comerciais com a S.H.I.E.L.D., que tinha Morse em seu elenco de heróis.
Eventualmente, o contato entre ela e o teioso ocorria de forma cada vez mais frequente, fazendo com que os dois engatassem um relacionamento. Quando os laços comerciais se romperam e o casal precisou conviver diariamente, notaram a baixa de quantidade de coisas que tinham em comum, optando então pelo término.
E essas foram as namoradas de Peter Parker, o Homem-Aranha. Não conhecia alguma delas? Gostaria que abordássemos de outras HQs, ou até das adaptações? Comente!
Leia também: Quais a melhor animação do Homem-Aranha?