Falcão e o Soldado Invernal | Crítica do 2° episódio

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Mais uma semana, mais um episódio de Falcão e o Soldado Invernal. A série que aborda os coadjuvantes da trilogia do Capitão América já se tornou uma das mais bem-sucedidas em audiência falando de serviços de streaming, desbancando WandaVision e ficando atrás apenas de Liga da Justiça de Zack Snyder e Mulher-Maravilha 1984. O primeiro episódio apresentou alguns elementos futuramente explorados, como a tradução do vilão Flag-Smasher para um grupo de terrorismo anárquico. os Flag-Smashers (no Brasil, traduzido como Apátridas) defendem o fim de nações e que o mundo era um lugar melhor antes do blip.

Do outro lado, temos o escudo devolvido por Sam para preservação histórica sendo restaurado para o uso de um novo Capitão América, na busca de reconstituir uma “América grande” novamente (esse discurso soa irônico, né? proposital) com uma personificação mais do que ilustrativa do patriotismo estadunidense, com um homem americano médio vestindo o antigo manto de Steve Rogers. Com esse cliffhanger em mãos…

Dinâmica do Falcão e Soldado Invernal (e porradaria)

O 2° episódio já conta com a primeira interação dos protagonistas da série em tela, uma dinâmica que funciona muito para o formato adotado pela série, uma amizade de muita química e que entretém bastante o público. Deixando um pouco as discussões dos dois sobre Sam abandonar o escudo, os dois notam que estão lidando com um mal maior: os Apátridas. Aparentemente tendo contato com super-sérum, o grupo terrorista proporciona ao telespectador um embate entre os protagonistas e os vilões de tirar o folego, digno de ser um corte de qualquer parte de algum filme do UCM. Essa sequência também já mostra o novo Capitão América de John Walker em ação, junto com sequências menores do personagem no início onde a direção da série tenta ao máximo fazer o espectador criar empatia com o personagem, um artefato um tanto perigoso em narrativa quando for se tratar de um plot twist intrigante, como especulado por muitos fãs. 

Mas deixando a porradaria de lado, podemos observar algumas coisas tanto sobre Sam e Bucky quanto sobre o grupo terrorista: se de um lado temos um Soldado Invernal questionando a própria validação de Rogers sobre Falcão (e ele mesmo), temos um Sam que reconhece a complexidade de compreensão do seu ato de entregar o escudo, mas o mesmo também diz que tanto Rogers quanto Barnes não entenderiam. Já no outro lado, temos um grupo com superpoderes dignos do Capitão América, mas usados de outra forma. Vemos uma adaptação do líder do grupo, quando a identidade do Flag-Smasher, Karl Morgenthau, vira Karli Morgenthau na chegada do conceito de Flag-Smasher no UCM enquanto grupo terrorista e não apenas um vilão. O grupo que pareciam apenas competentes o suficientes para serem terroristas se mostram super soldados, tal qual os protagonistas. Todo o embate começa após um desvio de vacinas e outros suprimentos médicos, aparentemente.  Apresentando um Capitão América aparentemente apático, também temos a introdução do Battlestar (no Brasil, Estrela Negra) como o parceiro do herói patriota repaginado de John Walker.

A série também aborda um background do conhecimento de Bucky Barnes sobre um Capitão América negro, o herói Lemar Hoskins. Sendo um dos primeiros super soldados, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, Falcão e o Soldado Invernal enfatiza como do dia pra noite Hoskins virou inimigo do governo e cumpriu uma pena de 30 anos na prisão, gerando bastante antipatia por parte dessa história viva importante para o contexto da série. Que aliás, aborda o racismo de forma ou de outra em várias sequências, seja trazendo um herói de suporte que segue as sombras do Capitão América pra justificar o porquê de não ter sido a volta de um herói negro (no contexto da série), mas também uma cena onde os policiais não reconhecem Wilson como Falcão e o abordam da maneira que você espera quando o assunto discutido é racismo, ponto bem ponderado e centrado da série, eu diria. 

Com cooperação do Capitão América no embate, temos os protagonistas não cooperando em nada com o novo herói americano, contrastando uma antipatia de Walker com os dois agentes livres no final, indicando um possível embate o novo símbolo patriótico da América e os coadjuvantes da trilogia de Steve Rogers num futuro próximo. E por fim, temos o cliffhanger do próximo episódio; tanto Sam quanto Bucky concordam em tentar descobrir a origem dos poderes de super soldados dos Apátridas, tendo uma escolha de nome inevitável para qualquer especulação sobre a série: o Barão Zemo. Conhecendo as aparições do personagem em HQs e em filmes como “Capitão América: Guerra Civil” e “Vingadores: Guerra Infinita”, a cooperação do mesmo sobre informações à respeito de como o grupo anárquico adquiriu os poderes não deve ser assim tão voluntária.

E esse foi o 2° episódio de Falcão e Soldado Invernal! Mas e você, o que achou do episódio? Quais são suas expectativas para o próximo? Conta pra gente!

Leia também: Falcão e o Soldado Invernal | Crítica do 1° episódio

Siga-nos no Instagram clicando aqui!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador