Os melhores sitcoms dos anos 2000 segundo a crítica!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram
Sitcoms

Um dos maiores fenômenos televisivos do século passado, os sitcoms se readaptaram de época em época para um formato que cada vez mais pavimentava-se para o seu fim. Uma série que acompanha essa dinâmica de evolução em forma de homenagem é WandaVision, série do Universo Cinematográfico Marvel exclusiva do Disney+, serviço de streaming da gigante por trás de Mickey Mouse.

Entretanto, isso não significa que o gênero necessariamente não produziu nada bacana nos últimos anos de seu auge, muito pelo contrário. Os anos 2000 renovaram os sitcoms de um jeito que os últimos 10 anos não conseguiram (e spoiler: não conseguirão) fazer. Por isso, hoje iremos listar os 5 melhores sitcoms dessa época segundo a crítica. Mas claro, assim como quando falamos de filmes, algumas regras:

  1. O ranking será feito com base na pontuação dos sitcoms por parte do portal Rotten Tomatoes, que faz uma média aritmética da crítica especializada escolhida a critério pelo site. Caso alguma das séries empate em percentual de aceitação da crítica, o desempate será feito pelo percentual do público.
  2. No top 5, iremos apenas considerar as sitcoms das emissoras CBS, NBC e ABC, emissoras por trás dos grandes sucessos falando de sitcoms nos anos 2000.
  3. Iremos contar apenas produções live-action que começaram a ser produzidas entre 2000 e 2009. Isso desclassifica diversas séries da década de 90 que ainda eram produzidas nos anos 2000, como é o caso de Friends, por exemplo.

Dito isso, vamos lá!

5. The Office (2005-2013)

SitcomsQuem diria que uma série sobre vida no escritório faria o sucesso que The Office fez (e faz, principalmente com a chegada da pandemia)? Mas afinal, não tem como atribuir todo o mérito do sucesso da produção da NBC somente ao aspecto do ambiente. The Office também aborda a vida de escritório, claro, mas também toca muito nos dilemas e estigmas de toda a relação presente nesse tipo de ambiente, desde exemplificar de forma escrachada como empresas lidam com pautas de inclusão, ou quem sabe até o medo de norte-americanos com a China. O título lida com temas delicados de forma leve.

Além de romper com padrões como não ter risadas de fundo, a série também traz um tom de humor mais em cima dos personagens lidando com os seus próprios dilemas do que absurdos no seu em torno, como é o comum de sitcoms animadas como The Family Guy, por exemplo. Apesar de respeitar a sua própria essência, The Office também rompe com os padrões de seu gênero. Se gosta de The Office e quer saber algumas curiosidades sobre a série, clique aqui!

Nota: 81/100

4. How I Met Your Mother (2005-2014)

SitcomsCom a vinheta mais memorável de todas na hora de cantarolar, How I Met Your Mother é um fenômeno e tanto  (que inclusive estreou alguns dos grandes nomes da Hollywood de hoje, como é o caso da atriz Cobie Smulders ou do ator Neil Patrick Harris). Claro, sempre comparada com Friends (afinal, o formato explora de forma parecida muitos aspectos de um sitcom, como a premissa inicial de amigos morando em Nova York e se reunindo para discutir a própria vida em um mesmo lugar regularmente), eu diria (como alguém que adora Friends, não me entenda mal) que o sitcom da CBS não só solidifica e refina o formato da série de 1994, mas supera-o.

Enfatizo que pessoalmente, a coisa mais interessante da dinâmica da série é o fator surpresa, algo difícil de estar presente em sitcoms. Nem sempre ela opta pelo lógico ou pelo simples, tende a te surpreender mais de uma vez. Enfim, um clássico!

Nota: 83/100

 

3. Modern Family (2009-2020)

SitcomsSe Family Guy numa versão light e The Office tivessem um filho, com certeza seria Modern Family. O dia a dia de três famílias ligadas entre si. Jay Pritchett (Ed O’Neill) é um homem mais velho que se casa com a latina Glória, muitos anos mais nova que ele. Os dois moram com o filho dela, Manny, e convivem diariamente com os filhos do primeiro casamento de Jay: Caire e Mitchell. Ela é uma dona de casa casada com o corretor de imóveis Phil Dunphy e que luta para dar a melhor educação para os filhos Haley, Alex e Luke.

Já Mitchell vive um relacionamento com Cameron Tucker, que tem como fruto a filha adotiva Lily. Junto com sua narrativa hilária, este show também é uma abordagem para quebrar estereótipos. Isso faz você se apaixonar por cada personagem e se conectar emocionalmente com ele. Extremamente identificável, espirituoso e saudável,  Modern Family é com certeza um marco dessa nova safra de sitcoms que surgiram nos anos 2000.

Nota: 85/100

 

2. Community (2019-2015)

SitcomsCriada por Dan Harmon, o mesmo criador de ‘Rick and Morty’, a série aborda a vida do advogado Jeff Winger, que tenta recuperar o diploma invalidado pela Ordem dos Advogados do Colorado. Durante o período de estudo, ele conhece algumas pessoas bastante diferentes, como o experiente Pierce Hawthorne, a atraente Britta Perry, a jovem Annie Eddison, a religiosa Shirley e os geeks Abed e Troy. Jeff forma com seus colegas de faculdade um grupo de estudos que acaba descobrindo mais sobre si.

Assim como How I Met Your Mother foi a catapulta para Neil Patrick Harris, é plausível afirmar que o mesmo ocorreu com Donald Glover. A série é mais uma da leva de sitcoms sem risadas de fundo, algo implementado em The Office que acabou permeando sitcoms da época. Com toda certeza, vale assistir!

Nota: 88/100

 

1. Parks and Recreation

SitcomsVivendo uma relação Friends-How I Met Your Mother (que diferentemente de HIMYM, infelizmente não sobrepõe a sombra de seu rival) com The Office (pelo menos no Brasil), Parks and Recreation é comumente indicado como remédio para viúvas de The Office (e claro, dando a pior porta de entrada para aquele que eventualmente fosse se interessar pela série de outra forma). Claro, o gênero de falso documentário sobre a vida de trabalhadores é um pressuposto em comum, mas as duas abordam esse cotidiano de formas completamente diferentes, com The Office seguindo uma linha mais autodepreciativa e Parks and Recreation seguindo algo mais “otimista”, por assim dizer.

A trama segue Leslie Knope, burocrata do Departamento de Parques, em uma missão que deveria ser simples, ajudar a enfermeira Ann Perkins a transformar uma construção abandonada em um parque comunitário, mas Leslie encontra dificuldades, como vizinhos mal-humorados, imobiliários corruptos, e o próprio processo burocrático, que tanto defende. Ela contará com a ajuda de Tom Haverford, que se aproveita de sua posição em um cargo público para conseguir favores pessoais. Também será atrapalhada por Ron Swanson, um neoliberal (puxado para o anarcocapitalismo) que odeia o governo e assume o perfil de um americano clássico.

Desprenda-se de comparações com The Office e aproveite, a posição do show no top 5 não é atoa.

Nota: 93/100

 

E esse foi o top 5 dos sitcoms dos anos 2000 segundo a crítica! Mas e você, achou as posições justas? Sentiu falta de outro show? Comente!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador