Quando eu era pequeno uma das coisas que eu mais gostava de fazer era assistir séries e desenhos animados da Tv fechada, afinal naquela época ainda valia a pena ter em casa uma TV à cabo. Um dos desenhos que eu mais gostava de assistir era “Os Padrinhos Mágicos”, programa produzido pela Nickelodeon e distribuído pela Disney e pela Nick… Calma, pela Disney? Isso mesmo, o Disney Channel também transmitia os episódios da série.
Eu sempre me perguntei como isso seria possível, afinal os Padrinhos Mágicos eram da Nick e por que raios eles passava na Disney? Essa dúvida martelou minha cabeça por anos e aposto que a sua também, porém hoje isso acaba… Iremos descobrir juntos o motivo deste mistério!
Os Padrinhos Mágicos era da Disney?
A série “Os Padrinhos Mágicos” foi lançada pela Nickelodeon no inicio do ano de 2001, porém sua audiência era fraca comparada com os demais desenhos do canal infantil, o desenho animado só foi começar a dar resultado em 2002, chegando a bater os índices de audiência de Bob Esponja, símbolo do canal até então. A série na época ficou muito famosa por mesclar humor infantil com com críticas sociais à política, conseguindo trazer um público totalmente diferente para a frente das telinhas.
Tudo isso mudou no ano de 2003, quando o canal Nickelodeon Brasil decidiu apostar em outras produções para sua programação. Naquela época, o canal brasileiro estava tendo altos índices de audiência por conta da série “Yu-Gi-Oh!” e decidiu apostar pesado nela, deixando de lado a compra dos direitos de exibição de Os Padrinhos Mágicos aqui no Brasil. Isso é muito comum de se acontecer, afinal a Nick dá uma grande autonomia para as suas afiliadas pelo mundo, deixando sobre elas a responsabilidade do que seria ou não exibido e naquela a Nick Brasileira optou por não exibir o desenho animado.
Leia Também: Para Todos os Garotos que já Amei 3 | Crítica
Vendo isso, a Disney, que havia acabado de adquirir a Fox Kid, não pensou duas vezes e optou por comprar a exibição de Os Padrinhos Mágicos aqui no Brasil. O desenho animado começou a ser exibido ainda na Fox Kids e continuou na Jetix (canal que substituiu a Fox Kids). Com pouco tempo de tela, o desenho animado explodiu de audiência e chegou a ser uma das produções mais vistas do canal na época, junto de Power Rangers.
Com o sucesso estrondoso da série infantil, a Disney também decidiu licenciar a marca para produção de brinquedos, biscoitos, blusas, álbum de figurinhas, lancheiras e todo os tipos de produtos que você pode imaginar e isso começou a incomodar a Nickelodeon, afinal o desenho era dela, mas quem estava ganhando dinheiro era a Disney. Por conta disso, no ano de 2005, a Nick brasileira decidiu recomprar os direitos de exibição de os Padrinhos Mágicos, chegando a ser divulgado nos intervalos de seus programas como “Os Padrinhos Mágicos voltaram para casa”.
Na época, a Disney lamentou muito a atitude da Nickelodeon, visto que todo o sucesso do desenho havia sido construído em seus canais e não nos da Nick. A Nickelodeon em contrapartida, respondeu alegando que aquilo era “coisa de mercado”. Até hoje o desenho é exibido pelas duas emissoras e geram dúvidas incontestáveis à respeito de quem é a verdadeira dona do desenho.
Mas e aí, o que você achou? A Nick está errada ou certa? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀