Muito antes do Snyder Cut, versões mais autorais de filmes conturbados já eram uma tendência em Hollywood. Enquanto alguns são apenas um incremento para filmes já consagrados, como o corte do diretor Richard Donner de Superman II, lançado em 2006, outros servem como forma de redenção para projetos profundamente abalados em seu histórico, como o próprio filme da Liga da Justiça, que ganhou sua versão mais autoral de Zack Snyder com aproximadamente 4 horas de duração em 2021. Portanto, cortes do diretor tendem a dar uma outra perspectiva para os filmes.
E hoje, decidimos elencar alguns cortes que, apesar de nunca terem visto a luz do dia, são sempre muito lembrados pelos fãs na hora de mencionar filmes com versões de visões mais autorais falando dos diretores. Vamos lá?
Leia também: Por que O Espetacular Homem-Aranha 3 foi cancelado?
Homem-Aranha 3: Raimi Cut
Embora não se saiba nada acerca de uma montagem definitiva de um corte do diretor de ‘Homem-Aranha 3’, o diretor Sam Raimi teve de cortar uma quantidade expressiva de conteúdo que tornava a conclusão de sua trilogia estrelada por Tobey Maguire mais digerível. Cercado de momentos melhor estabelecidos em comparação ao corte final lançado em 2007, a versão do editor lançada em 2017 avança de forma significativa a consistência do terceiro filme, mas um possível Raimi Cut seria ainda mais ambicioso.
Diversos fãs já reuniram uma quantidade excessiva de materiais descartados e gravados do filme, mostrando que um possível corte do diretor de ‘Homem-Aranha 3’ poderia pelo menos duplicar a duração do longa original. A maior quantidade de material envolve um aprofundamento na loucura de Harry Osborn, mais desenvolvimento para o Homem-Areia e maior conexão do simbionte e do Venom ao roteiro como um todo.
Duna: David Lynch Cut
Antes do sucesso de Denis Villeneuve, Duna no cinema significava uma mancha na carreira do cineasta David Lynch. Uma série de motivos podem ser citados para justificar a falha na adaptação, entre elas a falta de autonomia do diretor em relação ao estúdio. Desde então, três versões do filme de 1984 foram lançadas, mas quando a conversa é um Lynch Cut, há um pequeno impeditivo: o próprio David Lynch.
O cineasta já reiterou diversas vezes o seu descontentamento com o resultado de seu longa, deixando claro que não quer trabalhar ou revisitar esse material algum dia. Mas fato é: interesse existe.
Esquadrão Suicida: Ayer Cut
Se existe algum filme da DC tão controverso quanto o primeiro Liga da Justiça, esse filme é Esquadrão Suicida de 2016. Do fraquíssimo plot às versões peculiares de personagens consagrados, como o Coringa de Jared Leto, a falta de suporte deste filme pelos fãs da DC é quase unanimidade. Porém, desde o lançamento do Snyder Cut, o diretor David Ayer vem tentando vender seu peixe de um corte autoral do longa.
Mas, ao que parece, o filme de Zack Snyder lançado no HBO Max parece ter sido exceção à regra, e a Warner nunca demonstrou interesse no caso de David Ayer. Mas a esperança nunca morre!
Batman Eternamente: Schumacher Cut
Talvez um dos cortes de diretor mais emblemático de toda a história da DC com exceção de Snyder Cut, a tal versão secreta de Batman Eternamente foi uma incógnita por anos. Rumor de subreddit, material real? Só o tempo diria a verdade. E ele disse: um corte de 170 minutos de Batman Eternamente existe.
Não só isso, mas nesta versão, o diretor Joel Schumacher teria se permitido trazer algo profundamente mais sombrio e sério em comparação ao resultado final do longa de 1995, explorando a psiquê de Bruce Wayne como nunca antes visto. Para a Variety, a Warner confirmou a existência da versão, mas as implicações legais de um lançamento como este após o falecimento do diretor são de se considerar. É um caso bastante atípico, mas certamente muitos fãs do Homem-Morcego gostariam de ter este material em mãos (incluindo este que vos escreve)!
Mas e você, quais cortes do diretor mais gostaria de ver? Comente!