Homem-Aranha de “What If..?” é o mesmo do MCU?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

Na última quarta (08), chegou ao Disney+ o quinto episódio da série animada “What If…?”, da Marvel Studios. Explorando o multiverso do MCU, o quinto episódio traz uma visão de como seria se os principais Vingadores virassem zumbis, a história conta com a presença de vários outros heróis. Entre eles, o Homem-Aranha, que inclusive assume o manto de Doutor Estranho.

No entanto, alguns fatores estranharam os fãs do Universo Cinematográfico da Marvel: enquanto outros atores dos filmes da Marvel Studios retornaram aos seus respectivos papéis para fazer as vozes dos mesmos na animação, Tom Holland não se encontra na lista do elenco de vozes de “What If..?”. Mas afinal, por que isso ocorreu? É o mesmo Homem-Aranha do MCU? É isso que iremos comentar hoje.

Bem, vamos aos primeiros elementos que fazem qualquer fã do MCU estranhar: enquanto os outros personagens apresentam clara similaridade física com as versões das telonas, o Homem-Aranha de “What If..?” está longe do porte físico de Tom Holland. Assim, penteado de topete, magro e alto… o porte desse Homem-Aranha tá mais pra Nova Série Animada de 2003 e a versão de Andrew Garfield vista em “O Espetacular Homem-Aranha” que pra versão de Tom Holland.

E, como já citamos acima, Tom Holland não está presente no elenco de voz de “What If..?”. Aqui, a voz do amigão da vizinhança ficou por conta de Hudson Thames, diferente do que se especulava da volta de Josh Keaton, a voz do herói na série animada “O Espetacular Homem-Aranha”, de 2008, no papel.

Até mesmo o traje do personagem aqui é diferente de todos usados pela versão do MCU em seus 2 filmes solos, os 2 últimos Vingadores e “Capitão América: Guerra Civil”, se assemelhando mais ao que foi mostrado no Avengers Campus da Disney. Com tudo isso, podemos apontar de forma clara que não é exatamente a versão apresentada nos filmes.

Por que não é a mesma versão do MCU? 

Vamos por partes. Embora não seja a mesma  versão dos filmes, a versão do Aranha aqui é uma variante daquela interpretada por Tom Holland. Como a série ”Loki” nos mostrou, o multiverso abrange tanto versões fisicamente semelhantes quanto radicalmente diferentes daqueles que já conhecemos. 

E em alguns diálogos, como o que Parker cita como foi perder o Tio Ben, seus pais e Tony Stark, é perceptível como o roteiro tenta associar a versão de “What If…?” com aquela vista nos cinemas. Mas o grande impeditivo da Marvel Studios de usar a mesma versão, claro, são os direitos, que hoje são da Sony Pictures.

Além de ter os direitos cinematográficos do aracnídeo, todas as produções com aquelas versões do teioso precisam de um acordo prévio com a Sony, algo que a Marvel certamente não quer discutir para um projeto menor como “What If..?”. Mas como todos os outros direitos são da empresa americana (incluindo os direitos de animações), fazer uma adaptação livre da versão vista no MCU serviu como uma solução. Isso explica a ausência da voz de Holland no idioma original e a clara distinção que se pode traçar entre o Homem-Aranha do Universo Cinematográfico da Marvel e o de ”What If…?“. 

Não é a primeira vez que a Sony apita em relação ao que se é explorado do herói nas animações. Em 1999, com a compra dos direitos do Homem-Aranha visando o cinema, isso impedia a Marvel de utilizar os elementos já conhecidos do grande público (como Mary Jane, Tia May, Harry Osborn e tantos outros personagens), fazendo com que sua parceria com a Fox tornasse possível apenas uma nova história do teioso, onde os produtores encontraram como opção adaptar livremente as histórias de Homem-Aranha 2099. Assim surgiu “Homem-Aranha: Ação Sem Limites”.

Além disso, em 2003, a Sony produziu em parceria com a MTV uma série animada em computação gráfica, inteiramente baseada (e servindo como uma espécie de continuação indireta) no primeiro filme do Homem-Aranha protagonizado por Tobey Maguire e dirigido por Sam Raimi. Infelizmente, a série morreu na primeira temporada. Em 2009, com a compra da Marvel pela The Walt Disney Company, a Sony negociou os direitos de animação do personagem em troca de mais possibilidades para se trabalhar nas telonas em produções live-action. A decisão afetou diretamente “O Espetacular Homem-Aranha”, aclamada série de 2008, que acabou sendo cancelada pela Marvel/Disney.

E aí, sabia dessa história e dessa motivação? Sabia das outras animações diretamente influenciadas pela Sony? Comente! 

Leia também: ‘What If..?’ faz parte do MCU?

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador