Quais os melhores filmes Star Wars?

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on whatsapp
Share on telegram

A franquia “Star Wars” é responsável por uma das maiores fortunas da história do entretenimento, ficando atrás apenas de Pokémon, Hello Kitty, Ursinho Pooh e Mickey Mouse (sim, 3 das 5 franquias de maior sucesso do entretenimento são propriedades da The Walt Disney Company). Seu mérito não é atoa, visto o pioneirismo de George Lucas, criador da saga, falando da criação do merchandising como ele funciona hoje.

O filme standalone com uma proposta diferente ao que se via nas telonas da época deu lugar ao império de Lucas, considerado não só o pai do merchandising, mas do cinema blockbuster como conhecemos hoje. De filme virou trilogia, de trilogia virou saga. Chegando ao seu fim em 2019 com “A Ascensão Skywalker”, dirigido por JJ Abrams, a Saga Skywalker é um dos exemplos mais sólidos da evolução técnica da indústria, em especial as 2 primeiras trilogias.

Hoje, iremos listar os 5 melhores filmes da Saga Skywalker, saga principal por contar a história da família mais importante de uma galáxia muito, muito distante há muito tempo atrás. Mas primeiro, alguns critérios:

  1. Só iremos ranquear os filme da Saga Skywalker (ou seja, os filmes episódicos do I ao IX), não incluindo filmes como “A Guerra dos Clones” de 2008 ou os spin-offs “Uma História Star Wars”, como Rogue One de 2016 ou Solo de 2018.
  2. O ranking será determinado pela pontuação dos filmes no IMDb, conforme avaliação dos usuários. Vamos lá?

5. Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

A Vingança dos Sith conclui a conturbada Trilogia Prequel, contando enfim como o Cavaleiro Jedi, Anakin Skywalker, se transformou no Lorde Sith, Darth Vader. Goste ou não da Trilogia de Anakin Skywalker, é quase um consenso sobre como o Episódio III se destaca não só na trilogia, mas em todo o contexto da Saga Skywalker.

Apesar de uma ou outra crítica ao ritmo apressado do filme, desenvolvendo alguns personagens de forma não satisfatória (inclusive tendo algumas lacunas preenchidas com obras como a série animada “The Clone Wars”), não há como negar o quão épico cada sequência desse filme é, seja a morte do Mestre Jedi Mace Windu, o discurso de Obi-Wan no confronto contra Anakin ou a cena da transformação de Darth Vader, tudo nesse filme é muito memorável.

4. Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

O retorno da saga de George Lucas às telonas era motivo de festa para os fãs mais calorosos em 2015, o que não era atoa (afinal, ter a oportunidade de ver uma saga tão importante como essa nos cinemas novamente não era bem algo que acontecia com frequência). Ao mesmo tempo, o sentimento de incerteza em ver a franquia nas mãos da Disney era menos recorrente que nos filmes posteriores.

A maior crítica que o longa recebeu na época foi justamente sua semelhança com o título original, de 1977 (ou o Episódio IV, Uma Nova Esperança), se comportando quase que como um remake. No entanto, isso não diminui a qualidade técnica do longa, muito menos diminui a experiência de reencontrar Star Wars, Han Solo, a Millennium Falcon, a Princesa (agora general) Leia, enfim. O famoso “quem viveu, sabe”.

3. Star Wars, Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

Ah, Retorno de Jedi. Apesar dos seus problemas (que abordarei aqui), esse filme tem um lugar muito especial no meu coração. Ver a conclusão do embate entre Luke Skywalker e Darth Vader (que no meio da trilogia, se torna algo ainda mais pessoal) nos cinemas foi com certeza uma experiência memorável para quem a viveu.

E vale lembrar que diferente de nós, espectadores da Special Edition, Jabba, o Hutt aparecia pela primeira vez apenas nesse filme, rolando todo um mistério a respeito da maior sombra de Han Solo nos 2 primeiros filmes, onde o personagem era somente mencionado. Problemas do público (em especial, o não-infantil) com demais elementos do Retorno de Jedi, como os Ewoks, são bastante comuns de serem relatados. Mas passando o pano para George Lucas, um elemento que atraísse as crianças para o seu universo era um tanto necessário, apesar de ocuparem mais espaço do que deveriam no filme.

O título de “mais fraco filme da Trilogia Original” não é atoa, os 2 primeiros atos como um todo não possuem o brilho como os dos títulos já lançados previamente. No entanto, o embate traçado entre Vader e Luke é pessoalmente o meu favorito da franquia, dosando o puro fanservice de ver ambos lutando de igual para igual, mas também com um discurso de emocionar qualquer um. O arco de redenção de Darth Vader/Anakin Skywalker com a morte do Imperador também torna O Retorno de Jedi muito mais simbólico. Longe de ser extraordinário, mas é um filme muito especial (tanto para franquia quanto para mim).

2. Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

Onde tudo começou. Lado Sombrio, Jedi, Luke Skywalker, Darth Vader, Ben Kenobi, sabre de luz, Han Solo (que atirou primeiro!), Princesa Leia… Não deveria ser surpreendente que uma aventura fechada como essa seria sensacional, né? Apesar do 1° colocado, esse filme representa justamente sobre o que Star Wars se trata: esperança. A esperança do bem vencer o mal, ainda que com recursos mais escassos. A esperança de dias melhores, do sacrifício pela causa.

Dentro do contexto de uma saga, o filme talvez perca um pouco seu brilho, virando um puro episódio de desenvolvimento. Mas Star Wars (e apenas Star Wars, sem o subtítulo de Episódio IV) é um marco importante na história do cinema, oferecendo uma história cativante, de aquecer o coração de qualquer um.

1. Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Se o Episódio IV traz todos os elementos necessários, a essência de Star Wars, Império Contra-Ataca refina todos esses elementos com uma simplicidade e maestria que a gente não encontra em nenhum outro filme da saga, algo que os episódios posteriores da Saga Skywalker sempre tentam reproduzir em alguma escala. Mas a simplicidade bem-feita é provavelmente o que torna esse filme tão especial.

Além dos elementos que encontramos em Uma Nova Esperança, muito da grandeza do Império (ou falando da saga, do braço político dos Sith) é construída aqui. Se por um lado, Vader é do mal no Episódio IV, aqui ele é também estratégico. Mas claro, isso também se aplica aos Jedi e a Rebelião. Leia sai do espírito de princesa em perigo para mostrar sua grandeza enquanto líder aqui, onde seu arco com Han Solo é talvez uma das coisas mais simbólicas de toda a saga. Afinal, ela ama-o e ele sabe.

Por fim, o embate ente Luke Skywalker e Darth Vader começa a criar corpo (o que é quase simbólico, dado a surra que Luke leva). Além de claro, introduzir figuras chave da saga, como o Mestre Yoda ou o amigo de Han Solo e também contrabandista, Lando Calrissian. E o filme termina com a mesma mensagem do primeiro: a mensagem de esperança, esperança por dias melhores. Um filme grandioso para uma saga grandiosa.

E esse foi o nosso ranking da Saga Skywalker! Sentiu falta de algum filme? Trocaria a posição de algum filme nesse ranking? Comente!

Deixe um comentário!

Nos siga das redes sociais!

Patrocinador

+ Matérias

Patrocinador