É, donos de PS3, PSP e PS Vita, a hora chegou: de acordo com um relatório do The Gamer, as lojas do PlayStation 3, PlayStation Portable e PlayStation Vita devem ter seu suporte encerrado na metade de 2021, segundo relatórios de “fontes familiarizadas com a situação” e verificadas pelo The Gamer.
A indisponibilidade da PlayStation Store nessas plataformas começará a ocorrer ainda em julho, de acordo com o rumor, mais especificamente no dia 2 de julho para o PS3 e PSP, enquanto o PlayStation Vita deve permanecer com a loja ativa até o dia 27 de agosto. O rumor também indica que o anúncio por parte da Sony está planejado para acontecer ainda no fim de março. A revelação não é exatamente uma surpresa, já que desde outubro de 2020, nenhum conteúdo dessas plataformas aparecem na versão web da loja da Sony. A disponibilidade desse tipo de conteúdo se comprometendo indica um péssimo sinal para a preservação de muitos games, principalmente o cenário de jogos independentes (ainda mais os exclusivos), em grande parte lançados apenas em mídia digital, ainda que disponíveis para download no caso dos jogos já comprados antes do término do prazo disponibilizado pela Sony para manter a loja no ar, caso o rumor seja verdadeiro.
O fim da PS Store nesses consoles é também o fim da linha PS One Classics, seleção de diversos títulos de PS1 disponibilizados pela Sony para um relançamento em mais alta resolução para o PS3, relançamento que não ocorreu no PS4 e PS5, morrendo mesmo na 3° geração de PlayStation, junto com outros títulos lançados apenas no PS3 como Metal Gear Solid 4, ou até games que só chegaram em plataformas PlayStation por meio do PS3, como é o caso de GTA IV ou o primeiro Red Dead Redemption.
O PS3 chegou ao mercado em 2006, tendo cerca de 2 revisões de modelo após o lançamento do original: o Slim, em 2009, e o Super Slim em 2012. Apesar de ser conhecido como o PlayStation da linhagem principal de menor sucesso comercial, o console vendeu cerca de 87,4 milhões de cópias.
Já a linhagem de portáteis da Sony começou com o pé direito: O PlayStation Portable, famoso PSP, chegou ao mercado lá em dezembro de 2004, como resposta da Sony ao Nintendo DS. Apesar de um sucesso comercial consideravelmente mais expressivo por parte da Nintendo com o DS, o pequenino da PlayStation não fez feio: 80,82 milhões de cópias, número bastante expressivo que apenas se apaga em contraste ao Nintendo DS, que vendeu 154,2 milhões de cópias (sendo o segundo console mais vendido de toda a história dos games, perdendo apenas para o PlayStation 2, com pouco mais de 155 milhões de cópias).
Já o PS Vita não experimentou um sucesso nada expressivo, muito pelo contrário: foi o console de maior fracasso comercial da história da Sony, vendendo algo próximo das 15 milhões de cópias. Apesar de fracasso comercial, o sucessor do PSP acabou se tornando a casa dos indies por algum tempo, passando o bastão nesse aspecto para o híbrido da Nintendo, o Switch, em 2017.
Leia também: Twisted Metal | Quando a série irá ser lançada?
Mas e você, teve ou tem algum desses consoles? Pretende adquirir algum jogo em mídia digital para algum dos três antes que esse prazo bata na porta? Comente!